Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Ciências Humanas está em novo endereço: www.rchunitau.com.br. Novos artigos deverão ser postados exclusivamente na nova plataforma. 

 

A Revista Ciências Humanas, em versão exclusivamente eletrônica a partir de 2008, é um periódico da Universidade de Taubaté, inserido desde 2011 no conjunto de atividades do programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté (SP), cujo objetivo é dar vazão à produção científica no campo das Ciências Humanas, principalmente aos diálogos interdisciplinares promovidos no cenário do desenvolvimento humano e suas interfaces. O periódico publica artigos ou ensaios cuja temática envolva discussões de Desenvolvimento Humano, Formação, Políticas, Práticas Sociais e Interdisciplinaridade, bem como dos debates promovidos nas linhas de pesquisa do programa, que discutem as inter-relações entre a pessoa e os ambientes imediatos nos quais se encontra (família, escola, trabalho, comunidade) ao longo de seu ciclo de vida, além de analisar as influências de ambientes mais distantes (meios de comunicação, organizações, governo, políticas sociais), dos quais, muitas vezes, sequer participa diretamente, mas que têm influência sobre ela e seus contextos mais imediatos. O periódico aceita, outrossim, resenhas de publicações recentes, de amplo interesse para a comunidade acadêmica, bem como, vinculada a um programa de pós-graduação multidisciplinar, valoriza o diálogo interdisciplinar, abrindo espaços para contribuições de outras áreas que apresentem interface com o projeto central da revista. A Revista Ciências Humanas encontra-se disponível para colaboradores nacionais e estrangeiros e possui um conselho editorial variado, distribuído por várias instituições e regiões do País, além de consultores internacionais, e possui periodicidade semestral, sendo o primeiro número do ano publicado na primeira quinzena de janeiro e o segundo na primeira quinzena de agosto.

 

ISSN 2179-1120

 

Políticas de Seção

Sumário

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Expediente

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Apresentação

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos e resenhas enviados a Revista Ciências Humanas são submetidos ao Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc. A revista reserva-se o direito de proceder a modificações de forma, com o objetivo de adequar os artigos ao seu padrão editorial. As notas de rodapé devem ser evitadas ou restritas ao mínimo indispensável.Os artigos devem conter no máximo 8.000 palavras (cerca de 20 laudas em Times, corpo 12, espaço ½) e um resumo com no máximo 10 linhas, bem como, o abstract. Os autores devem informar seu vínculo institucional, cargo e titulação. As resenhas, ou criticismos, devem conter no máximo 3.000 palavras (cerca de 8 laudas), apresentando um título breve e as referências bibliográficas completas da obra resenhada, ou artigo/ensaio criticado, inclusive número de páginas da obra resenhada, ou do artigo/ensaio. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número da página.As citações devem ser feitas citando o sobrenome do autor e ano da publicação. As referências bibliográficas devem ser feitas após o texto:

# Livro: Schwarz, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Duas Cidades, 1990.

# Artigo em coletânea: Hasenbalg, Carlos. ";;;;;;;;;;;Entre o mito e os fatos: racismo e relações raciais no Brasil";;;;;;;;;;;. In: Maio, Marcos Ch. e Santos, Ricardo V. (orgs.). Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz/CCBB, 1996.

# Artigo em periódico: Giannotti, José Arthur. ";;;;;;;;;;;Dialética futurista e outras demãos";;;;;;;;;;;. Novos Estudos. São Paulo: Cebrap, no 57, julho de 2000.

# Teses e dissertações: Rodrigues, Thiago M. S. de. Política e drogas nas Américas. São Paulo: dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, 2001.

Envio de colaboração: ckiraly@iuperj.br

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...