Biologia Floral de Microlicia fulva Cham.: fenologia e potencial reprodutivo

Autores

  • Fernanda Fonseca e Silva Programa de Graduação em Ciências Biológicas do Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS/Herbário de Lavras – LUNA.
  • Thiago Marinho Alvarenga Programa de Graduação em Ciências Biológicas do Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS/Herbário de Lavras – LUNA.
  • Carina Lima da Silveira – Programa de Pós-graduação em Ecologia,Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
  • Flávio José Soares Júnior Programa de Graduação em Ciências Biológicas do Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS/Herbário de Lavras – LUNA./ Docente dos Cursos de Ciências Biológicas e Farmácia/Curador do Herbário LUNA.

Resumo

Microlicia fulva é uma espécie pertencente à família Melastomataceae, ocorrente na fitofisionomia do tipo Campo Rupestre. Os objetivos deste trabalho foram determinar as fenofases dessa espécie e o seu potencial reprodutivo em número de semente por fruto. A determinação das fenofases foi realizada a partir de visitas quinzenais e semanais durante o período fértil da espécie, na área de estudo. Observou-se que a floração ocorre de Dezembro a Julho. Na avaliação do potencial reprodutivo da espécie realizou-se uma contagem das sementes de cinco frutos por indivíduo amostral. Verificou-se uma grande desigualdade numérica entre os indivíduos com relação ao número de sementes por fruto avaliado.

Downloads

Publicado

2011-08-15

Edição

Seção

Ciências da Natureza