Comparação da riqueza e composição de aves no interior e na borda em um fragmento de Floresta Estacional Decidual

Autores

  • Lucilene Inês Jacoboski UFRGS
  • Têmis Agnoletto de Oliveira Unijuí
  • Vidica Bianchi Unijuí
  • Sandra Maria Hartz UFRGS

Palavras-chave:

Aves, composição, fragmentação, inventário.

Resumo

A região noroeste do estado do Rio Grande do Sul é uma região vastamente agrícola, sendo que a floresta nativa desse local encontra-se extremamente reduzida e fragmentada. Considerando a importância dos fragmentos florestais para a manutenção da diversidade de espécies de aves e a escassez de estudos ornitológicos nesta região do estado foi realizado um levantamento das espécies de aves, além disso, avaliou-se  a riqueza e composição de comunidades de aves entre a borda e o interior de um fragmento florestal no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural, que compreende um dos maiores fragmentos florestais da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foram estabelecidas trilhas na borda e no interior do fragmento e nas áreas de entorno do fragmento.  Cinco pontos de amostragem foram estabelecidos a cada 100 m em cada uma das trilhas e o tempo de amostragem em cada ponto foi de 20 minutos. Foram registradas 126 espécies de aves, dessas sete exclusivamente na borda, 15 no interior e 45 nas áreas de entorno do fragmento. A composição de espécies diferiu significativamente entre borda e interior de acordo com análise de variância multivariada. Conforme esses resultados algumas espécies de aves de hábitos florestais parecem ser mais afetadas pelas alterações de borda, tendo sua ocorrência restrita para o interior do fragmento, destacando assim a importância da conservação desta área para a manutenção da avifauna, especialmente pelo registro de duas espécies ameaçadas. 

Biografia do Autor

Lucilene Inês Jacoboski, UFRGS

Bióloga e mestre em ecologia. Atualmente cursnndo doutorado em ecologia na UFRGS, como tema de pesquisa investiga os impactos da silvicultura sobre comunidades de aves.

Têmis Agnoletto de Oliveira, Unijuí

Bióloga. Especilista em gestão ambiental.

Vidica Bianchi, Unijuí

Bióloga, doutora em ecologia. Professora do curso de Ciências Biológicas da Unijuí.

Sandra Maria Hartz, UFRGS

Bióloga, doutora em ecologia. Professora do Instituto Biociências da UFRGS. Coordenadora do curso de pós-graduação em Ecologia nessa mesma universidade.

Downloads

Publicado

2015-03-19

Edição

Seção

Ciências da Natureza