Produção e qualidade de mudas de Eugenia involucrata DC. em diferentes substratos

Autores

  • Pâmela Luiza de Souza Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Licielo Romero Vieira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Alexandra Augusti Boligon Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Silvane Vestena Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Palavras-chave:

características morfológicas, Myrtaceae, cerejeira-do-mato.

Resumo

A utilização de substratos formulados com resíduos da agroindústria, tais como a fibra de coco, a serragem e a casca de arroz carbonizada é uma das alternativas sustentáveis visando diminuir os custos de produção de mudas de espécies vegetais. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito dos diferentes substratos na produção e qualidade de mudas de Eugenia involucrata DC. O trabalho foi realizado em casa de vegetação coberta com polietileno de baixa densidade (PeBD) de 100 µm e sombrite 50% . Os tratamentos foram compostos por quatro substratos, sendo: S1) 50% substrato comercial Plantmax® + 50% substrato casca de arroz; S2) substrato comercial Plantmax®; S3) 50% substrato comercial Plantmax® + 50% substrato casca de coco e S4) 50% substrato comercial Plantmax® + 50% substrato serragem. Os tratamentos foram arranjados em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. A semeadura foi realizada em tubetes de polipropileno de 200 cm3. A cada três dias durante 90 dias foram realizadas a contagem de plântulas que emergiram para posterior calculo de índice de velocidade de emergência. Decorridos 180 dias após a semeadura foi calculada a porcentagem de emergência, e as demais características biométricas, tais como: comprimento da parte aérea, diâmetro do caule, número de folhas, massas frescas e secas da parte aérea, radicular, total, e ainda foi calculado o índice de qualidade de Dickson. Diante dos resultados obtidos, não houve diferença significativa para percentual de emergência, índice de velocidade de emergência e diâmetro do caule para os substratos avaliados. Os resultados indicam que o substrato que continha serragem proporcionou um atraso na emergência de plântulas. Já os substratos que continham casca de arroz e fibra de coco apresentaram-se satisfatórios quanto ao crescimento de mudas de E. involucrata. A utilização de substratos feitos com materiais renováveis, como fibra de coco e/ou casca de arroz, este último abundante na região do Bioma Pampa, pode ser indicada para produção de mudas, sendo viável ecologicamente utilizá-los para propagação desta espécie.

Biografia do Autor

Pâmela Luiza de Souza, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Licielo Romero Vieira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Graduando em Bacharelado em Gestão Ambiental na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Alexandra Augusti Boligon, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Formada em Engenharia Florestal e Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre e doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Silvane Vestena, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutora em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

2015-07-31

Edição

Seção

Ciências da Natureza