Atividade antimicrobiana de extratos de Plectranthus grandis (L. H. Cramer) R. Willemse (Boldo) e Aloe vera (Linnaues) Burm (Babosa) sobre Escherichia coli e Staphylococcus aureus

Autores

  • Stephanie Ferreira Reis Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Jorge Luiz Fortuna Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Teixeira de Freitas, BA

Palavras-chave:

Antimicrobiano, Boldo, Babosa, Staphylococcus, Escherichia

Resumo

Utilização de plantas para tratamento e prevenção de doenças é uma das práticas mais antigas da civilização humana. Muitos microrganismos patogênicos têm se tornado resistentes a antimicrobianos devido ao mau uso destas substâncias. Desse modo, produtos naturais tornaram-se fonte para descoberta e obtenção de novos medicamentos. Este trabalho objetivou avaliar a atividade antimicrobiana de extratos de Plectranthus grandis (Boldo) e Aloe vera (Babosa), sobre Escherichia coli (ATCC10536) e Staphylococcus aureus (ATCC14458). Atividade antimicrobiana dos extratos das plantas foi determinada pelo método de difusão em disco em Ágar Müeller-Hinton frente às bactérias testadas. Obteve-se os extratos utilizando dois tipos de solventes (éter etílico 35% e álcool 70%), posteriormente os discos brancos foram mergulhados em 1,0 mLdos extratos nas concentrações (1,0; 0,5; 0,25; 0,125). Os ensaios realizaram-se em triplicata e as placas foram incubadas em estufa microbiológica a 37ºC/24h. O extrato da babosa apresentou atividade antimicrobiana contra S. aureus nos dois solventes e em todas as concentrações, tendo melhor resultado o extrato da babosa/álcool 70% nas concentrações 0,25 e 0,125, enquanto para E. coli houve ação antibacteriana somente na concentração 1,0 (100%). Considerou-se a não efetividade do extrato do boldo como antimicrobiano, tanto para S. aureus quanto para E. coli.

Biografia do Autor

Stephanie Ferreira Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Campus X. Teixeira de Freitas-BA.

Jorge Luiz Fortuna, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Teixeira de Freitas, BA

Laboratório de Microbiologia do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Campus X. Teixeira de Freitas-BA.

Downloads

Publicado

2016-11-20

Edição

Seção

Ciências da Saúde