Efeito da matéria orgânica no crescimento de plantas de girassol (Helianthus annuus L.) cultivadas em Latossolo Amarelo

Autores

  • Vanuze costa de oliveira UFLA
  • Maria Higina do Nascimento EBDA
  • Anacleto Ranulfo dos Santos UFRB
  • Luciano da Silva Souza UFRB

Palavras-chave:

adubação orgânica, húmus de minhoca, fonte nutricional, crescimento de plantas.

Resumo

O girassol é uma oleaginosa de importância econômica mundial por apresentar ampla possibilidade de uso, desde a produção de óleo para a culinária até a produção de ração animal. Mas, a produção vegetal é influenciada por distintos fatores como a adubação utilizada. Diante disto, objetivou-se avaliar o efeito do uso de doses de adubo orgânico no crescimento de plantas jovens de girassol. Foram utilizadas seis doses de húmus de minhoca (0; 100; 200; 300; 400 e 500 g kg-1) com quatro repetições. Os resultados provaram que o uso de adubos orgânico favorece o crescimento de plantas de girassol e, favorecendo o aumento, principalmente, das variáveis de crescimento: incremento de massa seca, teor de clorofila a, volume de raiz, número de folhas e razão de peso foliar.

Biografia do Autor

Vanuze costa de oliveira, UFLA

Departamento de Ciência do Solo, Universidade Federal de Lavras-MG. Ciência do Solo (Fertilidade do Solo e nutrição de plantas).

Maria Higina do Nascimento, EBDA

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A – EBDA. Ciência do Solo, Agroecologia.

Anacleto Ranulfo dos Santos, UFRB

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB. Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). Ciência do Solo (Fertilidade do solo, Nutrição Mineral de Plantas).

Luciano da Silva Souza, UFRB

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB. Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). Ciência do Solo (Física do solo).

Downloads

Publicado

2016-11-20

Edição

Seção

Ciências da Natureza