Eficiência de substratos na aclimatação de plântulas de Aspasia variegata Lindl. (Orchidaceae) obtidas in vitro

Autores

  • Maicon Douglas Arenas-de-Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Isane Vera Karsburg Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Palavras-chave:

Aclimatização, orquídeas, micropropagação.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência de diferentes substratos no cultivo de Aspasia variegata. Foram testados os seguintes substratos: Musgo do Chile; Musgo do Chile + Carvão + Bolinhas de Isopor; Musgo do Chile + Vermiculita + Bolinhas de Isopor; Musgo do Chile + Material Vegetal em Decomposição + Bolinhas de Isopor e Musgo do Chile + Carvão + Bolinhas de Isopor + Vermiculita + Material Vegetal em Decomposição. Após 90 dias de cultivo, foram avaliados os parâmetros vegetativos. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Durante a aclimatação, apenas a variável número de folhas não obteve diferenças significativas entre os tratamentos. No comprimento da maior raiz, peso da massa fresca, presença de pseudobulbos, tamanho das plantas e número de raízes, o melhor tratamento foi o 5 (musgo do Chile, carvão, bolinhas de isopor, vermiculita e material vegetal em decomposição) sendo este o mais indicado para o cultivo da espécie; enquanto que os tratamentos 1 (musgo do Chile) e 2 (musgo do Chile, carvão e bolinhas de isopor, respectivamente) foram os que obtiveram os menores valores para a maioria dos parâmetros avaliados.

Biografia do Autor

Maicon Douglas Arenas-de-Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012), especialização em Gestão e Planejamento Ambiental pelas Faculdades Integradas de Diamantino (2013), mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos pela UNEMAT (2014) e atualmente é aluno de Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional).

Isane Vera Karsburg, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Vicosa (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso e coordenadora do lab. citogenética e cultura de tecidos vegetais da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Citogenética Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: citogenética clássica,mutagênese, citometria de fluxo e biotecnologia vegetal.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Ciências da Natureza