Educação ambiental, fator fundamental para a implantação de um sistema de gestão ambiental em companhia de trens metropolitanos

Autores

  • Edson Caris Lacerda Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté
  • Carlos Eduardo Matheus Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté

Resumo

Este estudo visa demonstrar a importância da conscientização ambiental da gerência intermediária para a multiplicação da informação na implantação de um sistema de gestão ambiental em uma companhia de trens metropolitanos. Optou-se por realizar um estudo de caso, com análise documental, observação nos setores de trabalho e aplicação de questionário. A pesquisa foi realizada no período compreendido entre março de 2004 e novembro de 2005 na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), localizada na região metropolitana da cidade de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram 36 agentes multiplicadores (gerência intermediária), divididos em 18 supervisores de manutenção, 02 de materiais e 16 chefes gerais de estações. Receberam treinamento sobre conceitos de conscientização ambiental, que abordou a legislação ambiental e os principais impactos ambientais gerados na CPTM. Depois do treinamento, repassaram os conhecimentos adquiridos para as suas equipes. Decorridos nove meses, aplicou-se um questionário para a gerência intermediária, abordando, entre outros aspectos, as atitudes e ações tomadas frente a questões ambientais. Dentre os resultados, destacam-se: (1) a evolução do uso racional da água em 25%, da energia elétrica em 22,2% e do uso do papel em 19,4%; (2) 86,1% dos agentes multiplicadores notificaram, após repassarem o treinamento de meio ambiente, de média a bastante mudança de atitude de suas equipes em relação às questões ambientais. Os resultados demonstraram a eficácia da utilização da gerência intermediária como agente multiplicador na implantação do sistema de gestão ambiental na CPTM.

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Educação de Biociências