Qualidade da água de bebedouros em escolas públicas de Mossoró/RN

Autores

  • Angela Maria Queiroz Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Carolina de Gouveia Mendes da Escóssia Pinheiro Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Lara Barbosa de Souza Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Jean Berg Alves da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

água de consumo, escolares, coliformes, físico-química.

Resumo

A água é um recurso indispensável ao ser humano, sendo fundamental o seu tratamento, quando destinada ao consumo, pois essa é capaz de veicular grande quantidade de contaminantes físico-químicos, radioativos e/ou biológicos nocivos à saúde. Objetivou-se avaliar a qualidade físico-química e microbiológica da água de bebedouros em cinco instituições públicas de ensino na cidade de Mossoró/RN. Para isso, foram coletadas 30 amostras de água dos bebedouros, no período de novembro a dezembro de 2016. Os parâmetros físico-químicos avaliados foram pH e cloro residual e os microbiológicos, coliformes totais e termotolerantes. Quanto aos níveis de pH e cloro residual livre, esses estiveram dentro dos limites exigidos pela legislação vigente. As análises microbiológicas estiveram de acordo para bactérias do grupo coliformes. Considera-se dessa forma a água dos bebedouros de escolas de Mossoró/RN própria ao consumo, quanto aos parâmetros analisados.

Biografia do Autor

Angela Maria Queiroz, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Graduada em Nutrição pela Universidade Potiguar-UnP-2013. Residência do programa de residência multiprofissional de saúde de família e comunidade. Departamento da Faculdade de Enfermagem-FAEN da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015-2017).

Carolina de Gouveia Mendes da Escóssia Pinheiro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA (2006). Especialista em Saúde Pública pela FIP (2007). Mestre em Ciência Animal pela UFERSA (2009). Doutora em Ciência Animal pela UFERSA (2016).

Lara Barbosa de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2013). Possui Mestrado em Ciência Animal (2015) pela mesma instituição. Atualmente, é doutoranda em Ciência Animal na UFERSA.

Jean Berg Alves da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2001), mestrado e doutorado em Ciências veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Atualmente é professor da UFERSA, das disciplinas de Inspeção de Alimentos de Origem Animal (Medicina Veterinária) e Higiene Animal (Zootecnia).

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Ciências da Saúde