Cianobactérias planctônicas da Lagoa Pitanguinha, RJ, Brasil

Autores

  • Loreine Hermida da Silva e Silva Núcleo de Geomicrobiologia – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Rosiane Carneiro dos Santos Hayakawa Laboratório de Biologia e Taxonomia Algal - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Anderson Andrade Cavalcanti Iespa Programa de Pós Graduação em Geologia – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Cynthia Moreira Damazio Iespa Programa de Pós Graduação em Geologia – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Deise de Oliveira Delfino Programa de Pós Graduação em Geologia – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Frederico Alves dos Santos Lopes Programa de Pós Graduação em Geologia – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

A lagoa Pitanguinha localizada no sistema lagunar de Araruama, no nordeste do estado do Rio de Janeiro, é alimentada por precipitação e pela água da lagoa de Araruama. Apresenta em seu assoalho um tapete algal constituído, principalmente, por cianobactérias. O presente estudo objetivou o levantamento das cianobactérias planctônicas da referida lagoa, baseandose em coletas mensais de águas superficiais, realizadas durante o ano de 2003. A análise taxonômica foi realizada com microscopia óptica. Foram observadas 20 espécies de cianobactérias planctônicas, sendo 14 da Ordem Chroococcales Wettstein 1924 e 6 da Ordem Oscillatoriales Elenkin 1934. A cianobactéria Aphanothece halophytica Frémy 1933 apresentou-se mais freqüente na lagoa. A hipersalinidade (76,5‰) e o baixo teor de oxigênio dissolvidos (5,77 mg/L) detectados na lagoa acarretaram limitações na microflora. Entretanto, as cianobactérias são resistentes a essas condições, pois se desenvolvem emambientes inóspitos.

Downloads

Edição

Seção

Ciências da Natureza