ODS e ESG: As Produções Cientificas e as Matérias Jornalísticas no Brasil

Autores

  • Cristiano Jerônimo Valeriano Universidade de Taubaté
  • Patrícia Ortiz Monteiro Universidade de Taubaté e Universidade Estácio de Sá
  • Juliana Marcondes Bussolotti Universidade de Taubaté
  • Luiz Fernando Ventura Universidade de Taubaté

Resumo

Problemas globais, como o agravamento das desigualdades sociais, do desmatamento e do aquecimento global são temas que têm chamado a atenção da produção científica e da mídia nos últimos cinco anos. Duas diretrizes têm sido discutidas atualmente e são relevantes no sentido de amenizar a degradação do meio ambiente e a valorização dos indivíduos de forma equânime: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as práticas de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG). As pequenas, médias e grandes empresas brasileiras começaram a se alinhar às iniciativas destes conceitos valorizando as ações de sustentabilidade ambiental, social e de governança empresarial no cumprindo dos 17 ODS e suas 169 metas. Desta forma, o tema deve ser trazido à pauta atual quando se trata de sustentabilidade no ambiente empresarial. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, bibliográfica e documental e analisa pesquisas científicas e matérias jornalísticas sobre a aplicação dos ODS e das práticas ESG, e apoia-se em duas estratégias metodológicas: o levantamento do panorama das pesquisas sobre o tema do estudo e a análise documental de matérias jornalísticas. No âmbito do panorama das pesquisas, este artigo se voltou à identificação das pesquisas brasileiras sobre o tema, que tenham sido divulgadas em bancos de dados. Com relação à análise documental, trata-se das matérias jornalísticas publicadas no portal G1 e na Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios entre os anos de 2019 e 2023. A adesão das empresas às diretrizes que fazem parte do Pacto Global da ONU revelou um cenário econômico em que os investidores aplicaram mais em empresas sustentáveis. O presente artigo apresenta questões como a contratação do público GLBTQ+, negros, povos indígenas, criação de startups para economia de energia elétrica, adoção e cuidados em florestas. Essas são as ações que as empresas alinhadas aos ODS e ESG praticam. A equidade feminina com os homens nos cargos de chefia em empresas privadas é uma destas 169 metas a serem alcançadas dentro da Agenda 2030 da ONU. Assim, tanto o público consumidor, sobretudo os mais jovens, quanto os produtores estão valorizando os negócios com empresas que estejam dentro desses propósitos. Para isso, bilhões de reais estão disponíveis nas mãos dos investidores que patrocinam as causas ESG e ODS. Além disso, estas empresas podem ter incentivos e juros mais baixos nos bancos de fomento.

Biografia do Autor

Cristiano Jerônimo Valeriano, Universidade de Taubaté

Aluno do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté

Profa. dos Programas de Pós Graduação em Educação e em Desenvolvimento Humano.

Luiz Fernando Ventura, Universidade de Taubaté

Aluno do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Taubaté.

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Publicado

2023-12-12