Ecobarreira no rio Capivari, em Campos do Jordão, serra da Mantiqueira paulista: uma prática de educação ambiental

Autores

  • Marcelo Caldas Rocha de Carvalho
  • Marisa Cardoso
  • Valter José Cobo Instituto Básico de Biociências - Universidade de Taubaté

Resumo

A Educação Ambiental é uma estratégia poderosa para o desenvolvimento de soluções de problemas ambientais, estimulando a interação entre a sociedade e o meio ambiente, desenvolvendo ações de mitigação dos danos ambientais antropogênicos, para a preservação e conservação ambiental. O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento e a aplicação de uma prática de educação ambiental para uma turma de ensino médio, de uma unidade escolar do município de Campos do Jordão, por meio da utilização de uma ecobarreira. A confecção da ecobarreira foi feita pelos alunos e instalada no Rio Capivari, e posteriormente feita a retirada dos resíduos capturados pela ecobarreira, com rede “passaguá”. A implantação da ecobarreira tornou-se uma atividade continuada, envolvendo desdobramentos com a integração de outras disciplinas (Geografia, História), agregando diferentes abordagens, contribuindo para o estabelecimento de um modelo interdisciplinar de aprendizagem na escola. O desenvolvimento de atividades como a construção, instalação e funcionamento da ecobarreira como uma ação escolar direcionada para a Educação Ambiental tem o potencial de aliar a prática com a teoria e permitir aos educandos experenciar estratégias de conservação e preservação, cujos efeitos podem culminar com a sensibilização para com as questões ambientais.

Biografia do Autor

Valter José Cobo, Instituto Básico de Biociências - Universidade de Taubaté

Graduação em Ciências BiolÓgicas Universidade Metodista de Piracicaba (1991), mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté, na qual pertence ao corpo permanente de docentes do curso "stricto sensu" em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté. Atuou também como coordenador de área junto ao PIBID UNITAU, para a licenciatura de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia dos Invertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia marinha, biologia de crustáceos decápodos sobre comunidades, populações, reprodução, alimentação e crescimento.

Downloads

Publicado

2023-12-12