Geographic variation of the reproductive patterns of the grapisoid crabs (Decapoda: Brachyura) MacLeay 1838: A revision

Autores

Resumo

O presente artigo reuniu as principais tendências reprodutivas e suas variações geográficas para grapsóideos ao longo da costa brasileira. Por se tratar de uma revisão bibliográfica, foram feitas pesquisas em sites de busca a partir das palavras-chave: crab reproduction, crab breeding period, crab reproductive output e grapsoid reproduction, juntamente com a consulta em bibliotecas públicas. Foram encontrados 33 artigos que abordavam a biologia reprodutiva de 17 espécies de grapsóideos ao longo da costa brasileira, dos quais 55% pertenciam à região Sudeste, o que indica maior esforço de captura ou maior atividade de pesquisa na região. Com relação à maturidade sexual, a mesma espécie comparada em diferentes regiões evidenciou uma tendência inversamente proporcional do tamanho da maturidade sexual à latitude, o que vai contra ao que é explicado pelo paradigma latitudinal. Para o período reprodutivo, o padrão de período reprodutivo contínuo com picos foi o mais visto, sendo que os picos ocorreram nos meses de média de temperatura mais elevada, caracterizando um hábito para os grapsóideos encontrados em regiões tropicais e subtropicais. Mudanças ambientais podem explicar a ausência de fêmeas ovígeras em determinados meses. Variações encontradas nos artigos de fecundidade utilizados podem ser explicadas por fatores ambientais e condições biológicas de cada região, que podem impactar no desenvolvimento fisiológico das gônadas e, em consequência, na produção de ovos.  Nesse sentido, é possível concluir que a maturidade sexual e a fecundidade dos grapsóideos não respondem ao paradigma latitudinal, mas sim às condições climáticas e ambientais de cada região.

Biografia do Autor

Heloisa Helfer, Unesp

Graduada em Ciências Biológicas -licenciatura- pela Universidade de Taubaté (2022). Mestranda em Biociências-Interunidades (Assis/Bauru) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi bolsista PIBIC/CNPq com o projeto: "Caracterização da biologia reprodutiva de caranguejos grapsóideos (Decapoda: Brachyura) MacLeay, 1838, no litoral brasileiro: uma revisão" (2021-2022).

Valter José Cobo, Universidade de Taubaté

possui graduação em pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), mestrado em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté, na qual criou e coordenou o curso de especialização "lato sensu" em Biologia Marinha além de pertencer ao corpo permanente de docentes dos cursos "stricto sensu" em Ciências Ambientais e profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Atuou também como supervisor de área e coordenador institucional de área junto ao PIBID UNITAU, para a licenciatura de Ciências Biológicas.Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia dos Invertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia marinha, biologia de crustáceos decápodos sobre comunidades, populações, reprodução, alimentação e crescimento.

Downloads

Publicado

2024-03-04

Edição

Seção

Artigos / Articles