A importância do letramento escolar para a criança cega

Autores

  • Thalita Nilander LIMA Instituto Benjamin Constant

Palavras-chave:

Criança cega, Braille, leitura, escrita, letramento escolar.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da aquisição da leitura e da escrita em Braille pela criança cega, a partir de um currículo voltado para o letramento escolar. Nesse sentido dar-se-á ênfase ao papel do professor, em relação à sua prática pedagógica e ao papel da escola como instituição de letramento por excelência.

Biografia do Autor

Thalita Nilander LIMA, Instituto Benjamin Constant

Pedagoga Especialista em Educação Especial e Pós Graduada em Metodologia da Educação Superior pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant (IBC). Pós Graduanda em Letramento e Surdez pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares pela Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do IBC.

 

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Publicado

2012-03-21

Edição

Seção

Artigos