A HETEROGENEIDADE TIPOLÓGICA NO GÊNERO DISCURSIVO REPORTAGEM POLICIAL

Autores

  • Marlene Silva Sardinha GURPILHARES FATEA - Faculdades Integradas Teresa D'Ávila
  • Pamella Leticia Justino César BANZATTI FATEA - Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Palavras-chave:

Heterogeneidade tipológica - Reportagem policial - Gêneros jornalísticos - Complicação

Resumo

Nesta pesquisa, ressalta-se a importância do estudo dos gêneros jornalísticos, especificamente a reportagem. O seu conteúdo desenvolve a compreensão deste gênero discursivo enfatizando a heterogeneidade tipológica e  priorizando o tipo descritivo. Essa pesquisa fundamenta-se na estrutura externa e interna da reportagem, ressaltando três categorias: exposição, complicação e resolução. Os dados para essa pesquisa foram extraídos de uma reportagem policial e tem por objetivo identificar três tipos textuais: narração, descrição e argumentação. A reportagem é dividida em três partes e em seguida é explicada a função de cada uma. Conclui-se  que a reportagem policial apresenta realmente a heterogeneidade tipológica, conforme objetiva essa pesquisa. 

Biografia do Autor

Marlene Silva Sardinha GURPILHARES, FATEA - Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Doutora em Linguística Aplicada pela PUC/SP. Pesquisadora na FATEA (Faculdades Integradas Teresa D'Ávila). Professora de Leitura e Produção de Texto, nos cursos de Farmácia, Arquitetura e Enfermagem. Professora de Linguística, no Curso de Letras.

Pamella Leticia Justino César BANZATTI, FATEA - Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Graduada em Letras, com habilitação em Espanhol, pela FATEA, no ano de 2012. Professora de Língua Portuguesa na escola E.E. Prof. Luiz de Castro Pinto.

Downloads

Publicado

2014-02-19

Edição

Seção

Artigos