A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA DE AUTOAVALIAÇÃO NA COMPREENSÃO LEITORA

Autores

  • Rafaela Janice Boeff de VARGAS Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

Leitura. Compreensão. Estratégias de leitura. Autoavaliação.

Resumo

O presente estudo pretende verificar a importância da estratégia de autoavaliação na compreensão da leitura. Para tanto, buscou-se analisar o nível de compreensão leitora e o uso da estratégia metacognitiva de autoavaliação de leitura a partir de três distintas tarefas – tarefa de compreensão leitora (ordenamento de parágrafos de texto narrativo em ambiente virtual), tarefa de monitoramento das estratégias metacognitivas de leitura (registros realizados pelo software de captura Snagit 8) e tarefa de consciência do uso de estratégias metacognitivas de leitura (relato, através de protocolo verbal, das estratégias usadas na ordenação dos parágrafos do texto) – realizadas por 16 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados encontrados mostram uma heterogeneidade no nível de compreensão leitora dos participantes. No entanto, os participantes que demonstraram maior realização da estratégia de autoavaliação da leitura apresentaram desempenho superior na compreensão de texto narrativo.

Biografia do Autor

Rafaela Janice Boeff de VARGAS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Letras - Linguística, pela PUCRS.

Professora da UNISINOS e da FACCAT.

Tem interesse em pesquisas sobre os processos cognitivos envolvidos na produção e na compreensão da linguagem, bem como sobre o uso de tecnologias no ensino de língua materna. 

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos