CRENÇAS DE ALUNOS E PROFESSOR SOBRE O USO DA LÍNGUA MATERNA NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Marília da Silva Corrêa LEMOS UNESP

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira, Formação de Professores

Resumo

No contexto de sala de aula, professores de Língua Estrangeira (LE) frequentemente encontram situações de uso de Língua Materna (LM) feitas por seus alunos e por eles próprios, apesar da tentativa de evitar que tais situações ocorram. Essa questão sobre o uso da LM durante o aprendizado de uma LE se divide em duas vertentes: aqueles que observam a LM como limitadora da aprendizagem de uma LE, e aqueles que a observam como facilitadora de tal aprendizagem. Valendo-se dessa questão, a presente pesquisa, de caráter qualitativo e base etnográfica, investigou as (pré)concepções de aprendizes adultos e um professor a respeito da relação entre Língua Materna e Língua Estrangeira, e como se dava a ocorrência do uso de ambas as línguas no âmbito de uma sala de aula de língua inglesa de nível básico de um Centro de Ensino de Línguas de uma universidade pública do interior paulista. Os resultados apresentaram uma convergência de opiniões entre professor e alunos, que acreditavam que a LM deveria ser utilizada com a finalidade de esclarecer tarefas e vocabulário. Entretanto, a observação de aulas mostrou que o uso da LM não se restringia às concepções dos participantes, assumindo outras importantes funções.

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Publicado

2018-10-06

Edição

Seção

Artigos