INOVAÇÃO LEXICAL E OBSOLESCÊNCIA LINGUÍSTICA NA ÁREA DE INFORMÁTICA: UM ESTUDO À LUZ DA LINGUÍSTICA DE CORPUS

Autores

  • Francisco Iací do NASCIMENTO Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Sarah Virgínia Carvalho RIBEIRO Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antônio Luciano PONTES Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Neologismo, Linguística de Corpus, informática, Léxico

Resumo

O léxico das línguas se renova constantemente através de processos vernaculares ou de empréstimos lexicais. Em algumas áreas como a informática a inovação tecnológica é intensa. Isso se reflete na língua com a criação de palavras novas para a denominação de novos objetos, conceitos, processos, etc. O objetivo deste trabalho é discutir como os neologismos da área de informática são introduzidos ao léxico da língua portuguesa. Para tanto, apoiamo-nos teoricamente nos estudos sobre Neologia em português de Alves (2004, 2012) e Correia e Almeida (2012) e nos estudos sobre Linguística de Corpus de Sinclair (2005), Aluísio e Almeida (2006) e Mello e Sousa (2014). Definimos como objeto de estudo 15 (quinze) neologismos da área de informática que sofreram alteração morfossintática, catalogados por Assirati (1998). Para discutir o caráter neológico dessas 15 palavras, fizemos um estudo contrastivo no qual utilizamos a internet como corpus de estudo e um conjunto de dicionários gerais, escolares e de aprendizagem como corpus de referência. Os resultados da análise mostraram que das 15 palavras estudadas 07 já foram incorporadas ao léxico da língua portuguesa, considerando o critério lexicográfico.

Biografia do Autor

Francisco Iací do NASCIMENTO, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará com interesse na área de Lexicografia (2013). Possui Especialização em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de textos, pela Faculdade Vale do Jaguaribe (2006), e Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Atualmente é professor efetivo da EEM José Francisco de Moura, pertencente a rede de ensino do Estado do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino - LETENS/UECE.

Sarah Virgínia Carvalho RIBEIRO, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará - UECE, instituição onde concluiu seu mestrado em Letras - Língua Inglesa (1997) e graduação (1987) em Letras - Português e Língua Estrangeira. Coordenou o Programa Mulheres Mil no Campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará onde é docente desde 1993.

Antônio Luciano PONTES, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Natural de Pacajus-CE. Licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É Mestre em Língua Portuguesa (UFPB). Possui doutorado em Lingüística (UNESP), sob a orientação da Professora Doutora Ieda Maria Alves (USP). Membro do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS). Professor Titular no curso de Letras da UERN, onde está ligado ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e Mestrado Profissionalizante de Letras (PROFLETRAS). Está vinculado ao Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará. Participa como membro-efetivo do GT Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, da ANPOLL. Desenvolve pesquisa nas áreas de Geolinguística, Lexicografia teórica, fazendo interface com a Teoria da Multimodalidade, Análise do Discurso, Geografia Linguística. Autor de diversos livros, capítulos e artigos sobre Metalexicografia Pedagógica, Lexicografia Multimodal, Lexicografia prática. Atualmente integra a equipe do Atlas Linguístico do Brasil e do Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português. O pesquisador é vice-líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF/UERN) e líder do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS/UECE), cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

2019-10-27

Edição

Seção

Artigos