A BIDIMENSIONALIDADE DO OBJETO ARMA EM “CANÇÃO DO AMOR ARMADO” DE THIAGO DE MELLO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA

Autores

  • Ana Patrícia Cavalcanti QUEIROZ Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Semiótica. Percurso Gerativo de Sentido. Expressão. Arma. Bidimensionalidade.

Resumo

O poema “Canção do Amor Armado”, de Thiago de Mello, canta a liquidação da privação do PODER-expressar-se. Ele canta ao povo e os relembra da necessidade de encontrar outra arma para defender seus direitos e assegurar seus deveres de povo mesmo diante da privação do voto direto. Uma análise semiótica, por meio do Percurso Gerativo do Sentido, criado por Greimas, foi realizada no intuito de evidenciar a bidimensionalidade do objeto “arma”. Observamos escolhas de mecanismos e de efeitos que produzem no poema um caráter de peça retórica, uma vez que procura não apenas persuadir o enunciatário a aceitar a veracidade do discurso como também instaurar nele o QUERER. Com base nesse resultado e em outros, concluímos que a bidimensionalidade do objeto em questão se deve à arma manifestar-se tanto no nível do enunciado, na forma de canto de amor armado, quanto no nível da enunciação, na forma do próprio poema, no qual a voz do povo é cantada.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Cavalcanti QUEIROZ, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016). Especialista em Docência da Língua Inglesa pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM (2014). Graduada em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela UFAM (2010). Pesquisadora do grupo de pesquisa Discurso e Práticas Sociais, liderado pelo professor Dr. Sérgio Augusto Freire de Souza.

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Publicado

2018-01-08

Edição

Seção

Artigos