IDENTIDADE E POSIÇÕES-SUJEITO: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DISCURSIVOS NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR-SUPERVISOR DE CORRETORES DE TEXTOS

Autores

  • Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro BARTHO Instituto Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Formação do Professor, Linguagem

Resumo

Entender como os sujeitos assumem suas identidades parece uma tentativa de dar coerência às posições-sujeito assumidas nas interações sociais, o que parece, por sua vez, uma tentativa de controlar as forças de poder que submetem uma posição à outra e, em última instância, revela um desejo de todos nós de controlarmos quem somos. Muitos autores expõem compreensões acerca do conceito de identidade. Alguns a tomam pelo aspecto estritamente individual; outros; como um efeito social. O presente trabalho propõe uma discussão sobre algumas concepções de identidade e elege a Análise do Discurso de perspectiva francesa como norteadora da concepção na qual se tecerá um olhar sobre o corpus. Delimita-se, como objetivo específico, analisar os processos de constituição identitária em recortes discursivos de um corpus composto por relatórios de supervisão redigidos por uma professora-supervisora a uma corretora em estágio de treinamento para correção de redações. Resultados apontaram que os processos identitários observados denunciam a filiação da supervisora a identidades diferentes: ora sua filiação se dá ao discurso de escola tradicional, em que o professor detém saber e poder sobre o aluno; ora essa filiação se dá ao discurso da escola contemporânea, em que as práticas pedagógicas pretendem uma aproximação ao aluno, de forma a estabelecer relação de igualdade entre aluno e professor. Essas filiações denunciam a heterogeneidade identitária de que os sujeitos são constituídos. As identidades assumidas evidenciam, ainda, o jogo imaginário e as representações sociais que se constroem, no presente caso, entre supervisora e corretora.

Biografia do Autor

Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro BARTHO, Instituto Federal de São Paulo

Mestra em Linguística Aplicada, pela Universidade de Taubaté; Doutoranda em Letras, pela Universidade de São Paulo; Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo, campus de Campos do Jordão.

Downloads

Publicado

2018-10-06

Edição

Seção

Artigos