ENSINO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMULANDO E REFORMULANDO PRÁTICAS

Autores

  • Daniela FAVERO NETTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

Prática de textos. Educação básica. Qualidades discursivas.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi compreender a contribuição de Guedes (2009) para a qualidade dos textos de alunos do Ensino Médio, a partir do desenvolvimento das qualidades discursivas apontadas pelo autor e, como consequência, para o reconhecimento do destinatário nos textos. As estratégias metodológicas baseiam-se na pesquisa-ação. O corpus se constituiu de textos de alunos do segundo ano do Colégio de Aplicação da UFRGS. Durante as práticas, foram realizadas anotações sobre comentários, perguntas e situações consideradas importantes para a análise. Buscou-se atingir os seguintes objetivos: relacionar os estudos de Guedes e Bakhtin e compará-lo a outros autores, situando-o no âmbito dos estudos dialógicos; analisar as qualidades discursivas e sua contribuição para o aprimoramento dos textos; e discorrer sobre os efeitos práticos da leitura oral dos textos em aula. Resultados: a) as discussões levaram os alunos à busca da significação de termos utilizados, à reorganização de ideias e a uma nova abordagem, para tornar claro o texto; b) o reconhecimento do interlocutor tornou-se concreto, pois os textos foram produzidos para leitores daquela esfera comum; c) a opção por propostas, e não temas, parece facilitar a consolidação da unidade temática e do questionamento, além de estimular a prática; d) os alunos perceberam que diferentes sequências textuais perpassam os diferentes gêneros discursivos; e) houve apropriação de vocabulário relacionado ao estudo de texto; f) é preciso desenvolver estratégias para que os alunos se sintam capazes de produzir conhecimento, habilidade que também o professor precisa exercitar para melhor auxiliá-los. 

Biografia do Autor

Daniela FAVERO NETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora em Linguística Aplicada pela UFRGS

Professora do Colégio de Aplicação da UFRGS

Departamento de Comunicação - Área de Língua Portuguesa e Literatura/ Membro da Comissão de Pesquisa - COMPESQ-CAp-UFRGS


Downloads

Publicado

2018-10-06

Edição

Seção

Artigos