A PRÁTICA DE ESCRITA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES SOBRE GÊNEROS E CONTEXTO

Autores

  • Arisberto Gomes de SOUZA Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria do Socorro OLIVEIRA Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Letramentos, Escola, Contexto.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo refletir acerca de como ocorrem as práticas de escrita na escola. Especificamente, nossa meta foi compreender o verdadeiro cotidiano de práticas de escrita de estudantes e as relações que se estabelecem entre o fazer escolar e as múltiplas possibilidades de práticas de escrita de outras instâncias sociais. Para a geração de dados, utilizamos observações em sala de aula e entrevistas com alunos de séries regulares do Ensino Médio de uma escola pública. Nossos resultados mostram que a exploração de textos na escola precisa se aproximar da vivência de situações em que sujeitos atuam verdadeiramente, de acordo com as particularidades requeridas no meio social. As ações de aprendizagem escolares que envolvem gêneros são respaldadas por aspectos meramente escolares, em outras palavras, a funcionalidade da escrita limita-se ao próprio domínio social da escola.

Biografia do Autor

Arisberto Gomes de SOUZA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e mestre em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. Atua como professor regente na Educação Básica desde o ano de 1997.

Maria do Socorro OLIVEIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1972), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1980) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2006-2007) sob a supervisão da Profa. Dra. Angela Bustos Kleiman. É professora Titular das áreas de Linguística e Linguística Aplicada e líder do grupo de pesquisa 'Letramento e Etnografia' na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas de estudo: letramentos, formação docente e gênero discursivo.

Downloads

Publicado

2018-10-06

Edição

Seção

Artigos