RETRATOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISCURSO MIDIÁTICO

Autores

  • Míriam Martinez GUERRA Unicamp

Palavras-chave:

Cultura escrita. EJA. Análise do Discurso Crítica.

Resumo

Este artigo, situado na Linguística Aplicada, pretende analisar algumas maneiras pelas quais o discurso midiático evidencia assuntos ligados à Educação de Jovens e adultos em textos socialmente circulantes. Os textos selecionados para análise se constituem notícias de jornal, fontes primárias coletadas na mídia digital, em sites que focalizam a região norte brasileira. Com o respaldo teórico da Análise do Discurso Crítica e dos Estudos de Letramento na área da Linguística Aplicada, observamos que a EJA é posicionada nos discursos dominantes como parte das metas de ações governamentais, neste contexto, o discurso midiático reproduz as vozes de outros discursos dominantes por meio do uso de palavras de ordem que remetem aos valores mercadológicos e aos processos da globalização.

Biografia do Autor

Míriam Martinez GUERRA, Unicamp

Doutoranda pelo Instituto de Linguagens (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2019-03-23

Edição

Seção

Artigos