OS LUGARES ENUNCIATIVOS DE UM ENSINO HÍBRIDO: OS ACONTECIMENTOS DISCURSIVOS QUE SE ALTERNAM ENTRE AS MODALIDADES DE ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Patrícia da Silva MENEGHEL Universidade do Sul de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação a distância. Ensino Híbrido. Acontecimento discursivo

Resumo

RESUMO: A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) oferta cursos em duas modalidades de ensino: presencial e a distância. Considerando essas modalidades como lugares enunciativos pelos quais trafegam os alunos que se matriculam em cursos da modalidade presencial, este artigo tem o objetivo de analisar a forma pela qual são atualizados acontecimentos discursivos em alunos que operam em duas posições enunciativas dentro do lugar Unisul: presencial e virtual. A metodologia adotada parte de uma pesquisa bibliográfica, através de referenciais teóricos da filosofia e da análise do discurso, oportunamente entrecruzando esses referenciais e ilustrando com materialidades discursivas obtidas em uma sala de aula a distância da disciplina de Filosofia, que reúne alunos de diversos cursos da modalidade presencial da Unisul, configurando, assim, também um estudo de caso nesta Universidade. Os resultados obtidos dão conta de uma disjunção discursiva que opera nos alunos que atualizam acontecimentos em posições-sujeitos diferentes dentro de uma mesma forma-sujeito, denominada neste artigo de Unisul. As posições-sujeitos são determinadas justamente pelas modalidades de ensino presencial e a distância que, embora regidas pelos mesmos saberes da forma-sujeito Unisul, diferem na energia potencial de significantes, essenciais para atualização de acontecimentos múltiplos e responsáveis pela disjunção discursiva que opera nos alunos.

Biografia do Autor

Patrícia da Silva MENEGHEL, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Linguagem, Mestre em Educação e graduada em Ciência da Computação e Letras. Atualmente, professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina nas modalidades presencial e a distância. Na modalidade presencial, atuando na graduação, em cursos de licenciaturas (Filosofia, Sociologia, Pedagogia), no âmbito das tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicadas ao contexto educacional. Também na área de Gestão do Conhecimento, no MBA em Gestão Estratégica e cursos de Pós Graduação em Gestão Escolar, com tecnologias aplicadas à gestão educacional. Na modalidade a distância, atuando como professora, com disciplinas na área de Sistemas de Informação e Tecnologias aplicadas ao contexto de diferentes áreas profissionais: Gestão Pública, Segurança Pública, Turismo, Marketing, Administração, além de disciplinas na área de Letras, como Universidade e Ciência. Também professora conteudista da UnisulVirtual e orientadora de trabalhos de conclusão de curso de Pós graduação em Projetos de TI, Governaça em TI. Gestora das Unidades de Aprendizagem Virtual (UAV), que são disciplinas cursadas a distância pelos alunos da modalidade presencial da Unisul (Campus norte e sul da Unisul). Coordenadora do Polo da UnisulVirtual na Unidade de Tubarão. Professora Avaliadora do INEP - MEC.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Edição

Seção

Artigos