DE ESTUDANTE DE LETRAS A DOCENTE: CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Autores

  • Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA Universidade de Taubaté
  • Maria do Carmo Souza ALMEIDA Universidade de Taubaté
  • Eveline Mattos Tápias OLIVEIRA Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Curso de Letras, Formação de professores, Didática específica, Construção identitária profissional.

Resumo

Este trabalho tem por objetivos apresentar uma proposta trabalho da Disciplina Didática Específica de um curso de Letras e discutir os resultados de obtidos nessa atividade no que se refere à formação do professor ainda na faculdade. Pretendeu-se atuar na construção da identidade profissional de vinte e dois licenciandos, relacionando suas experiências como alunos da Educação Básica à discussão teoria-prática na formação profissional de professores de línguas. Os textos da fundamentação teórica são de base multidisciplinar. Os alunos foram convidados a ler uma obra dirigida a jovens professores, cujo autor é experiente docente do ensino superior, com capítulos sobre relações e implicações do fazer docente. Esperava-se que eles pudessem predispor-se a estudar a referida disciplina, focalizando a futura atuação docente. Em seguida, foram convidados a produzir um Memorial relembrando seu percurso de aluno na Educação Básica, a escolha por Letras e as percepções sobre a forma de vivenciar a formação profissional e a docência futura. Os resultados da análise dos Memoriais indicam interpretações e comentários iniciais do ponto de vista de aluno, com dinâmica e crescente elaboração para foco no professor. Pode-se concluir que as identidades profissionais docentes revelam florescimento de um enfoque didático-pedagógico, portanto, de uma postura profissional. Trata-se de um contínuo processo de constituição identitária que poderá ter implicações diretas – e positivas – na futura prática pedagógica dos licenciandos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Batalha de Siqueira RENDA, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Taubaté, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade de Taubaté e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. É professora assistente doutora aposentada do curso de Letras da Universidade de Taubaté. É docente do corpo permanente do Mestrado em Linguística Aplicada/UNITAU, atuando também na formação continuada de professores das redes pública e privada. Seus trabalhos inserem-se na área da Linguística Aplicada e focam o ensino de Língua Portuguesa, a saber: principalmente a formação de leitores por via da literatura em diálogo com as diferentes linguagens.

Maria do Carmo Souza ALMEIDA, Universidade de Taubaté

Doutorado em Ciências da Comunicação, Área de concentração: Interfaces Sociais da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2014). Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2002). Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade de Taubaté (1991). Graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (1989). É professora Assistente III da Universidade de Taubaté desde 1993. Atualmente faz parte do corpo docente do Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Tem experiência no ensino de Língua Materna e vem pesquisando principalmente os seguintes temas: educação, comunicação, educomunicação, formação do professor, língua materna e ensino de produção escrita e de leitura, metodologias ativas e ferramentas digitais para o ensino de línguas, letramentos e multiletramentos.

Eveline Mattos Tápias OLIVEIRA, Universidade de Taubaté

Eveline Mattos Tápias Oliveira e possui graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1986), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1996) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Foi Professora Assistente Doutor da Universidade de Taubaté. Com experiência de 30 anos na área de Ensino de Língua Materna no Ensino Superior, desenvolvi pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, didática do/no Ensino Superior, ensino da produção escrita e da leitura em língua materna, formação do professor de leitura e produção escrita e propostas de práticas inovadoras, papel da metacognição e da metafetividade no ensino de leitura e escrita acadêmicos.

Downloads

Publicado

2019-10-27

Edição

Seção

Artigos