UMA ANÁLISE DA INTERAÇÃO, LINGUAGEM E DO VOCABULÁRIO EM MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PARA A EaD

Autores

  • Valdecy Oliveira PONTES UFC
  • Maria Valdênia Falcão NASCIMENTO Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Avaliação de materiais. Elaboração de material didático. Ensino a distância.

Resumo

: A elaboração de materiais didáticos para a educação a distância (EaD) tem despertado o interesse de muitos pesquisadores na medida em que avança o crescimento dessa modalidade de ensino tanto no Brasil como em muitas partes do mundo. Podemos considerar que um material didático de qualidade é um instrumento valiosíssimo para o professor, uma vez que pode auxiliá-lo bastante em suas ações pedagógicas. No presente trabalho, buscamos apresentar os resultados da análise que efetuamos de materiais didáticos construídos para uma disciplina a ser ofertada no nível de mestrado em Educação Religiosa, na modalidade de EaD. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de cunho qualitativo. Os dados examinados foram gerados a partir de uma ficha de sondagem e de questionários respondidos pelos sujeitos participantes de uma disciplina piloto, elaborada com o fim de balizar os materiais construídos. Os resultados da análise apontam que o material elaborado atende parcialmente às necessidades dos alunos, mas precisa de ajustes no tocante às dimensões analisadas, a saber: estrutura, navegabilidade, interação, linguagem e vocabulário. Como desdobramento da investigação empreendida, pretendemos contribuir com a discussão sobre avaliação e elaboração de material didático num viés interativo. 

Biografia do Autor

Valdecy Oliveira PONTES, UFC

Possui Licenciatura Plena em Letras Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Linguística Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro (2009), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É Professor Adjunto, na graduação em Letras-Espanhol e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (POET), da Universidade Federal do Ceará e atua como Subcoordenador de Mobilidade Internacional na Coordenadoria de Assuntos Internacionais desta Universidade. Membro da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL). Um dos Líderes do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas em Língua Estrangeira (SOCIOLIN-LE -CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Tradução, Funcionalismo e Ensino (TRAFE-CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará (SOCIOLIN -CE-CNPq) e Membro do Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias (GELTTE - UFC-CNPq). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, Abordagem funcionalista da Tradução, Sociolinguística, Dialetologia, Funcionalismo (vertente norte-americana) e Sociofuncionalismo. Atuando, principalmente, nos seguintes temas: estudos comparativos entre português e espanhol, Sociolinguística e tradução, aspecto, modalidade, pretéritos perfeito e imperfeito, tempo verbal, ponto de referência, tradução e ensino de língua estrangeira, material didático de língua estrangeira.

Maria Valdênia Falcão NASCIMENTO, Universidade Federal do Ceará

 Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012)  É Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2020-07-25

Edição

Seção

Artigos