CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA KOTOBEE

Autores

Palavras-chave:

Protótipo. Kotobee Author. Língua Portuguesa. Ensino na era digital.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a experiência da construção de um protótipo de ensino de Língua Portuguesa com características interdisciplinares fazendo uso do programa Kotobee Author e analisar até que ponto o protótipo criado contempla as concepções de ensino da era digital, mais especificamente: a pedagogia dos multiletramentos, o paradigma da aprendizagem interativa e o webcurrículo. A pesquisa está situada no campo da Linguística Aplicada, principalmente nas concepções apresentadas em Moita Lopes (2006) e foi realizada a partir de uma abordagem qualitativo-interpretativista e descritiva. A criação do protótipo de ensino tem por base as concepções bakhtinianas de: enunciado concreto, esfera de atividade humana e gênero discursivo, além da concepção de condições de produção textual de Geraldi (1998) presente também na Base Nacional Comum Curricular (2018). O estudo conclui que ainda que os protótipos, de uma maneira geral, não abranjam de forma completa o novo “ethos” dos sujeitos dos letramentos digitais, percebe-se que eles são materiais privilegiados, uma vez que potencializam: o ensino voltado para os letramentos digitais, a colaboração e a interatividade. Afinal, todo processo de mudança educacional é lenta e acontece de forma gradual.

Biografia do Autor

Tatiani Daiana de NOVAES, IFRN (professora) e USP (pós-doutora)

Pós-doutora em Língua Portuguesa e Filologia pela Universidade de São Paulo (USP), área de concentração Linguística Aplicada do Português (2021); doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), área e concentração Linguística Aplicada (2018); mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), área de concentração Estudos Discursivos (2007); especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens pela Universidade Católica do Paraná( PUC-PR), (2004); graduada em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), trabalhando com turmas de Ensino Médio Integrado, Técnicos Subsequente e cursos de Graduação.

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Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Artigos