LETRAMENTOS ACADÊMICOS DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: UM MINI-ESTUDO DE CASO

Autores

  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina/Professora Associada
  • Otávio Felipe Carneiro Universidade Estadual de Londrina/Mestrando/CAPES
  • Giovanna Mollero Fernandes Universidade Estadual de Londrina/Mestranda

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado, Letramentos acadêmicos, Formação de professores.

Resumo

Neste artigo temos o objetivo de investigar as percepções sobre como ocorreu o desenvolvimento de letramentos acadêmicos durante a disciplina de estágio curricular supervisionado (ECS) pelos alunos do 4º ano de Letras Português de uma universidade pública paranaense, por meio de um questionário aplicado por uma plataforma on-line. Como aporte teórico, recorremos aos pressupostos dos Letramentos Acadêmicos defendidos por Street (2010). Como considerações finais, afirmamos que o ECS proporciona uma diversidade de sentimentos contraditórios nos alunos e, de acordo com as percepções dos alunos, o professor orientador tem uma função fundamental no sucesso dos alunos na realização das regências e das atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina, ajudando-os a superar as dificuldades e buscar respostas para interrogações resultantes do estágio.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina/Professora Associada

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, membro da Comissão Coordenadora do PPGEL, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , e no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa FULBRIGHT/CAPES (out-dez/2012), e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America. É editora da Revista da ANPOLL e vice-coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL. É coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais.

Otávio Felipe Carneiro, Universidade Estadual de Londrina/Mestrando/CAPES

Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Apucarana/PR com especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é Mestrando em Estudos da Linguagem pela UEL, Bolsista CAPES, membro do Projeto de pesquisa: "Escutar o leitor: leitura e subjetividade em biografias e depoimentos de escritores", do Projeto de Pesquisa: "Gêneros discursivos em sala de aula: uma proposta de estudo e didatização para os anos finais do ensino fundamental" e também do grupo de pesquisa "Formação e Ensino em Língua Portuguesa" - FELIP.

 

Giovanna Mollero Fernandes, Universidade Estadual de Londrina/Mestranda

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Letras-Inglês, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). No momento, atua no ensino de Língua Inglesa no Centro Cultural Algo Americano (CCAA) de Arapongas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Artigos