DO CHÃO DA ESCOLA ÀS TELAS VIRTUAIS: EXPERIÊNCIAS DE (DES)APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Cristiane Carvalho de Paula BRITO

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Dialogicidade, Ciberespaço.

Resumo

Neste trabalho, refletimos sobre a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas, no contexto (pós-)pandêmico, a partir de nossa experiência na condução de uma disciplina de estágio supervisionado de língua inglesa (LI), em formato remoto, em uma universidade pública. Nosso olhar para a experiência se respalda nos estudos trans/indisciplinares em Linguística Aplicada e nas teorias do Círculo de Bakhtin, de modo a enfatizar a natureza constitutivamente dialógica, situada e heterogênea da linguagem. Essa inscrição teórica balizou tanto a proposta pedagógica implementada na disciplina de estágio quanto a problematização que agora empreendemos para (re)pensar a experiência vivenciada. Mais especificamente, discutiremos as práticas pedagógico-formativas desenvolvidas na referida disciplina; as atividades referentes ao estágio na escola básica; e as percepções dos licenciandos quanto à experiência de fazer o estágio remotamente. Concebendo a formação de professores como processo de (des)contínuas inscrições em práticas discursivas, abertas para o deslize, equívoco, enfim para o devir, esperamos contribuir para o debate sobre os desdobramentos da pandemia nas licenciaturas.

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Publicado

2022-01-24

Edição

Seção

Artigos