O ENSINO REFLEXIVO DE ESCRITA EM UMA PERSPECTIVA PROCESSUAL NUMA TURMA DE 5º ANO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Jeane Cardoso COSTA UEG
  • Maria de Lurdes NAZÁRIO Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Escrita como Processo. Escrita como Trabalho. Ensino Fundamental.

Resumo

Refletimos sobre o ensino e aprendizagem de escrita numa perspectiva processual, focalizando uma situação didática desenvolvida em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola do sistema privado de ensino da Região Metropolitana de Goiânia-GO. A pesquisa se filia aos estudos sobre o ensino de língua portuguesa numa abordagem interacionista, por concebermos que a interação entre os interlocutores, o dialogismo em sala de aula, possibilita a construção de aprendizados significativos para os alunos. As concepções de escrita como trabalho e como processo fundamentam a abordagem de ensino desenvolvida. A realização deste estudo se justifica por refletir acerca dos procedimentos realizados no processo da produção de textos em busca de estratégias de ensino que contribuam para que o aluno se coloque como protagonista do seu aprendizado. Metodologicamente insere-se numa abordagem interpretativista, de cunho qualitativo, concentrando-se no estudo de um caso em particular no contexto da educação básica. No desenvolvimento da situação didática proposta, as atividades realizadas tiveram como fundamento um trabalho com as etapas do processo de produção de texto escrito. Foram atividades que promoveram a escrita como prática social, bem como a reflexão sobre o processo da escrita e sobre os textos produzidos em sala, considerando os diferentes conteúdos e procedimentos ensinados. Nesse percurso de ensino, os alunos se fizeram a cada momento bastante ativos e mais autônomos em suas reflexões e decisões sobre sua produção textual.

Biografia do Autor

Jeane Cardoso COSTA, UEG

Doutoranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Unesp – São José do Rio Preto. Mestre em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás. Possui Pós-graduação em Docência Universitária pela Faculdade Estácio de Sá e Pós-graduação Lato Sensu em Linguagens e Educação Escolar pela Universidade Estadual de Goiás. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Aphonsiano. Tem experiência na área de Educação e Linguística. Atualmente atua como pesquisadora do grupo En-corpora pertencente ao IBILCE, na Unesp.

Maria de Lurdes NAZÁRIO, Universidade Estadual de Goiás

Doutora e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. É professora do curso de Letras da UEG, Campus de Anápolis. Atua na área de Letras e Linguística, trabalhando com Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura. Desenvolve o projeto de pesquisa “Aprendendo a ensinar língua portuguesa na educação básica: a análise linguística em práticas de leitura e de escrita”.

Downloads

Publicado

2022-01-24

Edição

Seção

Artigos