Aspectos periodontais da hiperplasia gengival modificada por anticonvulsivantes

Autores

  • Gardênia Matos Paraguassú UFBA
  • Isabele Cardoso Vieira DeCastro UFBA
  • Mércia Sacramento dos Santos UFBA/ UNEB
  • Eduardo Gomes Ferraz UFBA/ICS
  • Jorge Moreira Pinto Filho UFBA/ UNIME

Resumo

A hiperplasia gengival medicamentosa refere-se ao crescimento anormal dos tecidos gengivais secundário ao uso de medicações sistêmicas, que podem induzir alterações nos tecidos periodontais, modificando a resposta inflamatória e imunológica destes. Diversos medicamentos podem levar a esta condição, sendo os anticonvulsivantes, bloqueadores dos canais de cálcio e imunossupressores, os mais comumente associados. Sua etiofisiopatogenia ainda não é totalmente esclarecida, mas acredita-se multifatorial, sendo levantadas hipóteses sobre a estimulação da proliferação celular de fibroblastos, alteração no metabolismo de degradação e produção de colágeno, acúmulo de cálcio intracelular e a produção de colagenase inativa dos fibroblastos. Nestes casos, embora o acúmulo de placa bacteriana e cálculo seja fator importante para a ocorrência da hiperplasia, algum grau desta também pode ser observado em pacientes com boa higiene oral. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão de literatura a respeito das doenças gengivais modificadas por anticonvulsivantes, abordando seus aspectos etiopatogênicos, clínicos e histopatológicos, bem como a terapêutica mais indicada nestes casos.

Biografia do Autor

Gardênia Matos Paraguassú, UFBA

Mestranda em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (FOUFBA).

Isabele Cardoso Vieira DeCastro, UFBA

Doutoranda em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (FO-UFBA).

Mércia Sacramento dos Santos, UFBA/ UNEB

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (FO-UFBA); Pós-graduanda em Gestão em Saúde pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Eduardo Gomes Ferraz, UFBA/ICS

Mestre em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (FOUFBA); Doutorando em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (ICS/UFBA).

Jorge Moreira Pinto Filho, UFBA/ UNIME

Mestre em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (FOUFBA); Professor de Periodontia do Curso de Odontologia da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME).

Downloads

Publicado

2012-08-30

Edição

Seção

Revisão de Literatura