Influência do bruxismo na ansiedade e aprendizagem em crianças

Autores

  • Adriano Milet Torunsky Universidade de Taubaté
  • Adriene Mara Souza Lopes e Silva Universidade de Taubaté

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a presença do bruxismo e a sua interação com ansiedade e aprendizado em crianças. Foram selecionadas 96 crianças, de ambos os gêneros, alunos da 1ª serie do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Diácono José Angelo Victal” em Taubaté SP. A avaliação destas crianças foi feita por meio de exame clinico, realizado pelo pesquisador, aluno de Odontologia, devidamente calibrado, que observou desgastes anormais nos dentes e sinais de mordida no lábio e bochecha. Também foi aplicado um questionário aos professores, com perguntas a respeito do comportamento da criança em sala de aula e aproveitamento escolar, e um questionário aos pais a respeito dos hábitos bucais. Após a coleta de dados, os mesmos foram tabulados e submetidos à análise estatística. A análise dos resultados permitiu concluir que não houve diferença estatisticamente significante entre as crianças com e sem bruxismo, com relação à ansiedade e problemas na aprendizagem. 

 

Biografia do Autor

Adriano Milet Torunsky, Universidade de Taubaté

Graduado em Odontologia pelo Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté

Adriene Mara Souza Lopes e Silva, Universidade de Taubaté

Departamento de Odontologia, Disciplina de Odontopediatria e Clínica Integrada Infantil

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Publicado

2012-08-29

Edição

Seção

Pesquisas Originais