A saúde bucal da mulher no climatério

Autores

  • Sérgio Spezzia Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
  • Roberto Calvoso Júnior Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Resumo

As mulheres apresentam durante o climatério maior freqüência de doenças que interferem na saúde bucal, tais como: osteoporose, depressão e distúrbios alimentares. Um enfoque especial deve ser dado para a redução da concentração dos hormônios ovarianos, principalmente do estrogênio e responsável pela instalação e o acometimento de osteoporose e doenças periodontais, provocando mobilidade e perdas dentárias, possivelmente agravadas, em virtude de alterações periodontais pregressas. O objetivo deste trabalho é destacar a importância da instituição do tratamento odontológico preventivo nas fases mais precoces da vida da população feminina, evitando perda de elementos dentários prematuramente. O  stabelecimento de uma correta terapia tem que envolver promoção e manutenção da saúde bucal, particularmente periodontal, por intermédio da conscientização das pacientes. O tratamento realizado pelo cirurgião dentista consiste na orientação sobre cuidados essenciais de higiene bucal, controle do biofilme bacteriano e instrumentação periodontal. Deve-se executar rigoroso controle da placa dental e realizar métodos de higiene oral para controle do biofilme bacteriano supra e subgengival, além da raspagem e do polimento coronariorradicular. Conclui-se que os problemas periodontais apresentados causam edentulismo, constituindo problema de saúde pública, provocando grande impacto e que perdas dentárias antes do climatério caracterizam a falência dos programas preventivos em saúde bucal.

Biografia do Autor

Sérgio Spezzia, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Cirurgião Dentista e Especialista em Saúde da Mulher no Climatério pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Roberto Calvoso Júnior, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Médico. Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador do Curso de Especialização em Saúde da Mulher no Climatério da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Edição

Seção

Revisão de Literatura