Avaliação da reação emocional da criança após a anestesia odontológica

Autores

  • Gessica de Souza Migoto Universidade de Taubaté
  • Celia Regina de Paula Universidade de Taubaté
  • Adriene Mara Souza Lopes e Silva Universidade de Taubaté

Resumo

A proposta do presente trabalho foi avaliar a reação emocional das crianças após o tratamento odontológico com e sem anestesia durante o atendimento na Clínica de Odontopediatria do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté. Foram selecionados aleatoriamente pacientes em atendimento no período de março a junho de 2011. Os pacientes foram entrevistados pela pesquisadora, depois do tratamento, em que por meio de escala de ansiedade odontológica infantil, permitiu que a criança demonstrasse como se sentia, escolhendo entre as figuras pré-estabelecidas. Também foi anotado na ficha o comportamento do paciente durante o atendimento. Para análise das reações emocionais foi aplicado o teste baseado na escala análoga visual que consta de quatro figuras com diferentes expressões faciais (sorrindo, cansado, assustado e chorando), em que a própria criança relatou suas sensações, observando as figuras. Do total de crianças examinadas, as reações emocionais apresentadas pelas crianças que não receberam anestesia foram sorrindo 40%, cansado 3,33%, assustado 0% e chorando 6,66%, sendo que as crianças que receberam anestesia apresentaram as seguintes reações: sorrindo 16,66%, cansado 3,33%, assustado 16,66% e chorando 13,33%. Os resultados permitiram concluir que as crianças avaliadas apresentaram mais reações emocionais negativas quando submetidas à anestesia, com diferença estatisticamente significante em comparação ao grupo sem anestesia.

Biografia do Autor

Gessica de Souza Migoto, Universidade de Taubaté

Cirurgiã-Dentista, graduada em Odontologia pela Universidade de Taubaté

Celia Regina de Paula, Universidade de Taubaté

Departamento de Odontologia, Disciplina de Clínica Integrada

Adriene Mara Souza Lopes e Silva, Universidade de Taubaté

Departamento de Odontologia, Disciplina de Odontopediatria e Clínica Integrada Infantil

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Originais