Valorização da relação profissional-paciente por cirurgiões-dentistas

Autores

  • Alana Pinto Caroso Souza UESB
  • Carolinne Almeida do Amaral UESB
  • Tamires dos Santos Souza UESB
  • Tamires Zumira de Oliveira UESB
  • Nathalie Oliveira Gonçalves UESB
  • Sérgio Donha Yarid UESB

Resumo

A possibilidade de construir um novo relacionamento a partir do acolhimento se estabelece desde a recepção, englobando o atendimento, orientações, retorno e concretização do tratamento. Assim o estudo tem como objetivo verificar, com os cirurgiões-dentistas, aspectos do relacionamento interpessoal entre profissional e paciente. Trata-se de um estudo quantitativo, tendo como participantes da pesquisa 20 cirurgiões-dentistas, que são docentes do curso de Odontologia. O critério de inclusão utilizado na coleta de dados incluiu os cirurgiões dentistas que atendem em consultórios públicos ou privados, além do atendimento na Clínica Escola.  Foram utilizados questionários semiestruturados, para coleta de informações, e posteriormente as respostas foram tabuladas no programa SPSS (versão 21) e discutidas. Foram abordadas questões como acolhimento e humanização. Os autores concluíram que a maioria dos profissionais que participaram do estudo mostrou ter uma postura ética com o paciente: respeitando o horário de atendimento, mantendo o paciente informado sobre o diagnóstico e opções de tratamento, procurando se relacionar de forma mais amigável e priorizando o diálogo.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Pesquisas Originais