Tumor odontogênico ceratocístico: relato de caso clínico

Autores

  • Felipe da Silva Peralta Universidade de Taubaté
  • Jill Guilherme de Quadros Faculdade Sete Lagoas
  • Antônio Eugênio Magnabosco Neto Faculdade Sete Lagoas
  • Kleber Lisboa de Araujo Hospital e Maternidade Jaragua
  • Alexandre Prado Scherma Universidade de Taubaté

Resumo

O tumor odontogênico ceratocístico (TOC) é uma neoplasia odontogênica que apresenta comportamento clínico localmente agressivo e alta taxa de recidiva. O presente estudo apresenta um caso clínico de TOC tratado com enucleação e curetagem, com acompanhamento radiográfico de um ano. Paciente do gênero masculino, 58 anos, leucoderma, procurou atendimento especializado em curso de pós-graduação com queixa de pouca abertura bucal e aumento de volume mandibular no lado direito. Após anamnese e exames clínico e radiográfico, o paciente foi submetido à biópsia incisional que confirmou o diagnóstico de Tumor Odontogênico Ceratocístico. Posteriormente, realizou-se procedimento cirúrgico para enucleação e curetagem da lesão em ambiente hospitalar sob anestesia geral. O paciente esteve em controle ambulatorial e radiográfico com um ano de acompanhamento, sem evidências de recidiva da lesão e sem queixas estéticas ou funcionais. A região operada apresentou-se praticamente remodelada. É fundamental que relatos de casos clínicos com experiências de tratamento e acompanhamento do TOC sejam descritos na literatura para que aspectos inerentes ao próprio tratamento possam ser discutidos, como morbidade cirúrgica, recidivada da lesão, entre outros, pois ainda não há um consenso absoluto a respeito do tratamento do TOC.    

Biografia do Autor

Felipe da Silva Peralta, Universidade de Taubaté

Cirurgião Bucomaxilofacial e Aluno do Programa de Doutorado em Odontologia, Departamento de Periodontia / Universidade de Taubaté – São Paulo.

Jill Guilherme de Quadros, Faculdade Sete Lagoas

Professor de Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Faculdade Sete Lagoas / FACSETE, Joinville – Santa Catarina.

Antônio Eugênio Magnabosco Neto, Faculdade Sete Lagoas

Professor de Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Faculdade Sete Lagoas / FACSETE, Joinville – Santa Catarina.

Kleber Lisboa de Araujo, Hospital e Maternidade Jaragua

Cirurgião Bucomaxilofacial do Hospital Jaraguá, Jaraguá do Sul – Santa Catarina.

Alexandre Prado Scherma, Universidade de Taubaté

Professor de Pós-Graduação em Odontologia, Departamento de Biologia Odontológica / UNITAU, Taubaté – São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Relatos de Caso