Reabilitação oral de paciente com maxila atrófica por meio de implantes zigomáticos associados a implantes convencionais: relato de caso clínico

Autores

  • Rosenvaldo Moreira Júnior Universidade Sete Lagoas – FACSETE, Goiânia, GO, Brasil.
  • Kelton José Silva Gonçalves Universidade Sete Lagoas – FACSETE, Goiânia, GO, Brasil.
  • Thaís Karmen Silva Santos Universidade Sete Lagoas – FACSETE, Goiânia, GO, Brasil.
  • Alexandre Prado Scherma Professor de Pós-Graduação em Odontologia, Subárea de Biologia Odontológica / Universidade de Taubaté - UNITAU, Taubaté - São Paulo.
  • Roosenvelt Moreira Universidade Sete Lagoas – FACSETE, Goiânia, GO, Brasil.
  • Felipe da Silva Peralta Universidade de Taubaté – UNITAU, Taubaté, SP, Brasil.

Resumo

Os implantes zigomáticos constituem uma alternativa de tratamento segura para a reabilitação oral de pacientes com maxila atrófica, sendo dispensável a realização de procedimentos reconstrutivos com enxertos ósseos. Diversas técnicas de reconstrução óssea podem ser indicadas para o tratamento da maxila atrófica, contudo a necessidade de várias cirurgias e o extenso tempo de tratamento com esses enxertos podem diminuir a adesão dos pacientes ao tratamento. Assim, os implantes zigomáticos têm sido utilizados na reabilitação de maxilas atróficas, quase sempre associados a implantes convencionais na região anterior da maxila. O presente estudo faz o relato de um caso clínico de reabilitação de maxila atrófica com implantes zigomáticos associados a três implantes convencionais.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Relatos de Caso