O titânio e suas ligas na implantodontia atual e sua caracterização diante das opções de tratamento de superfície

Autores

  • Paula Carolina de Almeida Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Adriano Gonçalves dos Reis Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

Nas últimas décadas, a implantodontia tem impactado positivamente na melhoria da qualidade da vida humana. A crescente busca pelo implante dentário ideal e pelo desenvolvimento crescente de inúmeros produtos apresentados como biomateriais, além dos tipos de tratamento de superfície existentes, têm incentivado um elevado número de estudos voltados para o entendimento desta tecnologia. Dentre os biomateriais metálicos atualmente aplicados em implantodontia, o titânio comercialmente puro (TiCP) e suas ligas, com destaque para a liga (Ti6Al4V), são os mais usados. Desta forma, esta revisão de literatura busca apresentar os principais materiais metálicos usados atualmente na fabricação de implantes dentários, bem como suas principais propriedades desejadas, e as técnicas de caracterização e de tratamento das superfícies dos implantes.

 

Biografia do Autor

Paula Carolina de Almeida, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduação em Odontologia pela Universidade do Vale do Paraíba. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Aplicada à Odontologia - ICT São José dos Campos

Adriano Gonçalves dos Reis, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena - EEL-USP , Mestrado e Doutorado em Ciências no Programa de Engenharia Aeronáutica e Mecânica na Área de Materiais e Processos de Fabricação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Engenharia no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - ICT-UNESP, onde também atua como docente permanente no programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia aplicado à Odontologia.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Revisão de Literatura