Avaliação do conhecimento dos pais e condição de saúde bucal de bebês de 3 a 36 meses

Autores

  • Liliane Dantas da Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Sônia Maria Alves Novais
  • Sara Grinfeld
  • Janaína Pereira de Lucena Menezes

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a condição de saúde bucal de crianças na faixa etária de 3 a 36 meses, que frequentavam a Clínica de Bebês da Universidade Federal de Sergipe e, concomitantemente, avaliar a percepção e conhecimento de pais ou responsáveis sobre os cuidados com a saúde bucal na primeira infância. A amostra foi composta por 140 pessoas, sendo 70 pais ou responsáveis e 70 bebês de ambos os gêneros. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um prontuário específico para a criança e uma entrevista objetiva. Foram observadas prevalências de 24,2% de crianças com lesão de cárie (19,7% meninos) e 16,5% com fratura dentária (10% meninas). Das crianças com lesão cariosa e fratura dento-alveolar, 11% necessitaram de tratamento complexo. Quanto à percepção dos pais/responsáveis, foi detectado que a maioria deles demonstrou ter noção dos cuidados e práticas que devem ser realizados para manutenção da saúde bucal - 74% escovavam os dentes três vezes ao dia e 57% tinham o costume de ir ao dentista. Os resultados indicaram que ainda há uma alta prevalência da doença cárie na primeira infância (24,2%), no entanto, os pais/responsáveis estão mais conscientes da necessidade de que sejam implementadas medidas de higiene bucal o mais precoce possível.

Biografia do Autor

Liliane Dantas da Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe, Aracaju-SE, Brasil.

Sônia Maria Alves Novais

Mestra e Doutora em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE), Camaragibe/PE, Brasil. Professora Adjunta de Odontopediatria da Universidade Federal de Sergipe.

Sara Grinfeld

Especialista, Mestra e Doutora pela Universidade de Pernambuco (FOP-UPE), Camaragibe/PE. Professora Adjunta de Odontopediatria da Universidade Federal de Pernambuco.

Janaína Pereira de Lucena Menezes

Mestra e Doutora em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP-UPE), Camaragibe/PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2010-12-02

Edição

Seção

Pesquisas Originais