Educação permanente de adultos maduros, idosos e de profissionais da área do envelhecimento: fundamentos para um projeto pedagógico de extensão universitária.

Autores

  • Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão Universidade de Taubaté

Resumo

Este artigo trata de algumas concepções de educação permanente no contexto da sociedade atual,

enfatizando a emergência do fenômeno do envelhecimento e das necessidades dos adultos maduros

e idosos. Expressa as bases teóricas do projeto pedagógico de um programa de extensão e descreve

as atividades educativas em dois grandes eixos de atenção: junto a esses segmentos etários,

contribuindo para seu processo de inclusão social e envelhecimento bem-sucedido; e junto à

comunidade civil e acadêmico-científica, visando instrumentalizar recursos humanos para o

trabalho na área da gerontologia. Estas ações têm requerido reflexões e enfrentamento

interdisciplinar para uma adequada formação técnica e humana de profissionais sensíveis a esta

demanda social e o (re) conhecimento do indivíduo idoso como protagonista ativo do processo de

educação permanente, cuja mediação pedagógica é feita pela extensão universitária.

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