COMUNICAÇÃO PÚBLICA E GOVERNAMENTAL NA PREFEITURA DE GUARATINGUETÁ: Um estudo sobre o relacionamento do Serviço Municipal de Comunicação com a Mídia Radiofônica Local

Renata Alves Martins de Oliveira

Resumo


A temática central deste trabalho é a utilização das ferramentas da comunicação governamental e da comunicação pública nos municípios brasileiros. As assessorias de comunicação em prefeituras objetivam divulgar as atividades realizadas pelagestão e responder às solicitações da imprensa no que diz respeito aos serviços prestados por um governo. As técnicas utilizadas com enfoque profissional e político colaboram para o sucesso na formação da imagem de governo e governante. Apesquisa em questão buscou avaliar os instrumentos de comunicação utilizados pelo Serviço de Comunicação da Prefeitura de Guaratinguetá e como eles são aproveitados pela mídia radiofônica local, usando como objeto os principaisprogramas jornalísticos veiculados na cidade. A análise de conteúdo dos programas selecionados proporcionou verificar como é estabelecida a construção do relacionamento com a mídia, e a eficácia das ferramentas utilizadas para alcançar osobjetivos propostos pelo Serviço Municipal de Comunicação. De maneira quantitativa, observou-se o uso sistêmico do material enviado para a mídia com leitura constante dos boletins informativos. Na análise qualitativa, percebeu-se a uso das notícias do boletim para comentários sobre a gestão. Do ponto de vista do atendimento da assessoria às reivindicações solicitadas pelas emissoras, constatou-se a interação entre mídia e órgão público em um dos programas e uma relaçãoconflituosa com outro. O estudo demonstrou o quanto a relação entre a mídia radiofônica local e o poder público é intermediado pelo Serviço de Comunicação. O setor é utilizado como elo entre a voz do gestor e a imprensa, possibilitando ainda uma interação como ouvinte cidadão.

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