Comentários do leitor

19 maneiras de manter sua próstata saudável

por mariana vieira (2020-07-03)


Todos os homens, independentemente da idade, devem se preocupar com a saúde da próstata. Embora os distúrbios da próstata, como prostatite, hiperplasia benigna da próstata e câncer de próstata, geralmente não afetem os homens até os 40 anos ou mais, o momento de ajudar a prevenir problemas de próstata e apoiar a saúde da próstata é agora. No entanto, sempre que ocorrem sintomas da doença da próstata, é importante procurar ajuda médica profissional com um diagnóstico.

Aqui estão algumas dicas sobre como manter e promover a saúde da próstata. Essas dicas são baseadas em mais de 200 estudos realizados ao longo de 15 anos.

  1. Maximize sua ingestão de frutas e legumes: frutas e legumes são excelentes para boas fontes de compostos anticâncer e anti-inflamatórios, como antioxidantes, polifenóis, vitaminas, minerais e fibras. Esses alimentos podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata.
  2. Concentre-se na nutrição adequada: suas escolhas alimentares são responsáveis por até 90% dos cânceres de próstata, mama, pâncreas e cólon. Ajustar sua dieta pode reduzir significativamente o risco de contrair doenças da próstata.
  3. Coma gorduras saudáveis : as pessoas que vivem em países onde as dietas ricas em gordura são a norma (como os Estados Unidos) têm maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata do que as pessoas que vivem em países onde menos gordura é consumida.
  4. Escolha a proteína da planta em detrimento da proteína animal: certas plantas podem fornecer toda a proteína necessária para obter a máxima saúde geral e da próstata. A Organização Mundial da Saúde também observou que “dietas ricas em carne vermelha, laticínios e gordura animal têm sido frequentemente implicadas no desenvolvimento de câncer de próstata”.
  5. Coma alimentos integrais e naturais: alimentos integrais e naturais são geralmente ricos em fibras, um componente vinculado a dois indicadores de saúde da próstata: níveis mais baixos de testosterona e escores mais baixos de PSA.
  6. Consuma chá verde : o chá verde contém catequinas, antioxidantes que podem retardar o crescimento das células cancerígenas, promover a morte das células cancerígenas. Homens que bebem chá verde podem reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata em até 70% quando comparados aos homens que não bebem chá verde.
  7. Coma alimentos ricos em ômega-3 : encontrados em certos peixes, as gorduras ômega 3 combatem a inflamação, um processo que destrói os antioxidantes naturais do corpo e enfraquece o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a doenças.
  8. Evite alimentos e aditivos que prejudicam a próstata : alguns alimentos, suplementos e aditivos podem prejudicar a próstata, incluindo, entre outros, carne, cálcio, condroitina e alimentos ricos em açúcar.
  9. Escolha suplementos seguros: torne-se um consumidor informado de suplementos. Enquanto muitos suplementos podem beneficiar a próstata, outros podem ser prejudiciais (como o cálcio).
  10. Consuma alimentos que matam o câncer: alguns alimentos e seus componentes têm habilidades anticâncer, incluindo, entre outros, licopeno, açafrão / curcumina, ácido fólico e vitamina D.
  11. Hidratar diariamente: Beber água pura é essencial para a saúde da próstata.
  12. Manter um peso saudável: Estar acima do peso ou obeso está associado a um maior risco de câncer de próstata, menor taxa de sobrevivência a longo prazo e formas mais agressivas da doença.
  13. Exercite-se regularmente: o exercício não só ajuda a retardar a propagação do câncer de próstata, mas também tem um efeito preventivo na prostatite, HBP e inflamação.
  14. Gerenciar o estresse: embora o estresse não possa causar diretamente câncer, o estresse a longo prazo pode enfraquecer o sistema imunológico, alterar seu equilíbrio hormonal e torná-lo mais suscetível a doenças.
  15. Tente terapias naturais: as abordagens de prevenção e tratamento naturais para a saúde da próstata incluem acupuntura, biofeedback, homeopatia, restauração hormonal, massagem, reflexologia e técnicas de gerenciamento de estresse.
  16. Siga um estilo de vida favorável à próstata: tabagismo, sono inadequado, alguns medicamentos e uso de álcool podem ter um efeito negativo na saúde da próstata.
  17. Manter o equilíbrio hormonal: O gerenciamento e o equilíbrio hormonal desempenham um papel importante na saúde da próstata. A Organização Mundial da Saúde observou que "a dieta pode influenciar o risco de câncer de próstata ao afetar os níveis hormonais".
  18. Manter uma vida sexual saudável: a atividade sexual parece ser saudável para a sua próstata.
  19. Evite a exposição a toxinas: Fique longe de produtos químicos e outras substâncias que podem aumentar o risco de desenvolver câncer.
Além das 19 dicas acima, ainda existe o renova prost que é um suplemento natural em cápsulas para tratar a próstata, se você deseja saber mais sobre esse produto, clique aqui e leia essa matéria.