ITINERÁRIOS REFLEXIVOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NA ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n1.a3647

Resumo

Neste trabalho, apresentamos itinerários reflexivos para o ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos na área de Turismo e Hotelaria com a finalidade de suprir a carência de pesquisas científicas nessa área no contexto brasileiro. Consideramos o atual cenário da globalização pós-pandêmico como contextualização para apresentar o panorama da abordagem de Línguas para fins específicos a partir da premissa da análise de necessidades capaz de mapear, por meio do instrumento de coleta de dados, as lacunas, necessidades e desejos do aluno com relação ao ensino-aprendizagem sob essa perspectiva subsidiando a escolha do conteúdo, do material autêntico e metodologia. Respaldamo-nos na proposta de implementação de gêneros textuais como práticas sociais cuja relação dialógica e recursiva de suas três fases: apresentação, detalhamento e aplicação apresentam-se como uma possibilidade de direcionamento para o trabalho sob essa ótica.

Biografia do Autor

Cátia Veneziano PITOMBEIRA, UFAL

Docente na Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Letras: Português/Inglês com habilitação em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-americana e em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pelo Instituto Metodista de Ensino Superior. Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, ambos na linha de pesquisa de Linguagem, Tecnologia e Educação. Atua como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (UFAL/CNPq), Observatório da língua em uso (UFAL/CNPq)) e Elang (UNICAMP/CNPq).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3636-2930      E-mail: catia.pitombeira@fale.ufal.br

Lucas LOPES, UFPA

Docente na Faculdade de Letras – Língua Inglesa e no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), da Universidade Federal do Pará (UFPA), no Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS). É licenciado e bacharel em Letras – Língua Portuguesa/Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Vice-Líder e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos do Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) e Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores de Inglês - TEMPO (CNPq/UFPA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9936-3666  E-mail: lucaslopes@ufpa.br

Downloads

Publicado

2025-05-21