ITINERÁRIOS REFLEXIVOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NA ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n1.a3647Resumo
Neste trabalho, apresentamos itinerários reflexivos para o ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos na área de Turismo e Hotelaria com a finalidade de suprir a carência de pesquisas científicas nessa área no contexto brasileiro. Consideramos o atual cenário da globalização pós-pandêmico como contextualização para apresentar o panorama da abordagem de Línguas para fins específicos a partir da premissa da análise de necessidades capaz de mapear, por meio do instrumento de coleta de dados, as lacunas, necessidades e desejos do aluno com relação ao ensino-aprendizagem sob essa perspectiva subsidiando a escolha do conteúdo, do material autêntico e metodologia. Respaldamo-nos na proposta de implementação de gêneros textuais como práticas sociais cuja relação dialógica e recursiva de suas três fases: apresentação, detalhamento e aplicação apresentam-se como uma possibilidade de direcionamento para o trabalho sob essa ótica.