ITINERÁRIOS REFLEXIVOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NA ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n1.a3647

Resumo

Neste trabalho, apresentamos itinerários reflexivos para o ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos na área de Turismo e Hotelaria com a finalidade de suprir a carência de pesquisas científicas nessa área no contexto brasileiro. Consideramos o atual cenário da globalização pós-pandêmico como contextualização para apresentar o panorama da abordagem de Línguas para fins específicos a partir da premissa da análise de necessidades capaz de mapear, por meio do instrumento de coleta de dados, as lacunas, necessidades e desejos do aluno com relação ao ensino-aprendizagem sob essa perspectiva subsidiando a escolha do conteúdo, do material autêntico e metodologia. Respaldamo-nos na proposta de implementação de gêneros textuais como práticas sociais cuja relação dialógica e recursiva de suas três fases: apresentação, detalhamento e aplicação apresentam-se como uma possibilidade de direcionamento para o trabalho sob essa ótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cátia Veneziano PITOMBEIRA, UFAL

Docente na Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Letras: Português/Inglês com habilitação em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-americana e em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pelo Instituto Metodista de Ensino Superior. Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, ambos na linha de pesquisa de Linguagem, Tecnologia e Educação. Atua como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (UFAL/CNPq), Observatório da língua em uso (UFAL/CNPq)) e Elang (UNICAMP/CNPq).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3636-2930      E-mail: catia.pitombeira@fale.ufal.br

Lucas LOPES, UFPA

Docente na Faculdade de Letras – Língua Inglesa e no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), da Universidade Federal do Pará (UFPA), no Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS). É licenciado e bacharel em Letras – Língua Portuguesa/Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como Vice-Líder e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos do Discurso, Sentido, Sociedade e Linguagem (DISENSOL) e Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores de Inglês - TEMPO (CNPq/UFPA).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9936-3666  E-mail: lucaslopes@ufpa.br

Downloads

Publicado

2025-05-21