UNIDADE DIDÁTICA COM O DICIONÁRIO ELETRÔNICO NAS AULAS DE ESPANHOL/LE
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n1.a3955Resumo
O dicionário é uma obra lexicográfica de grande valia para o desenvolvimento da aprendizagem de línguas, materna ou estrangeira. As pesquisam afirmam que o dicionário ajuda ao consulente em muitas ocasiões como, por exemplo, na compreensão da leitura e na produção de textos. Nesse sentido, este estudo baseia-se nos seguintes teóricos, a saber: Moreno Fernández (1999), Cano Ginés (2004) e Maldonado (2012, 2017) que tratam da Lexicografia Pedagógica. Esta pesquisa é de caso qualitativo desenvolvida com alunos de espanhol como língua estrangeira do quarto semestre de uma Universidade Federal, por meio de uma atividade de leitura e produção textual em que um grupo teve que utilizar o dicionário e outro grupo não utilizou nenhuma ferramenta para podermos comparar os resultados. Diante da análise dos dados, os alunos que utilizaram o dicionário eletrônico obtiveram melhores resultados na realização da unidade didática e, com isso, comprovando que o dicionário é, de fato, um recuso lexicográfico importante na aquisição de uma língua estrangeira.