ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NO CONTEXTO BRASILEIRO:

ENTREVISTA COM ROBERTO MATOS PEREIRA E PEDRO PAULO NUNES DA SILVA

Autores

  • Glauber LIMA MOREIRA Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar
  • Diego Napoleão Viana AZEVEDO Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Adriana da Rocha CARVALHO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Antonio Ferreira da SILVA JÚNIOR Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0002-2161-4517

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n1.a3996

Resumo

A entrevista com Roberto Matos Pereira e Pedro Paulo Nunes da Silva nos apresenta um valioso panorama do Ensino de Línguas para Fins Específicos no contexto brasileiro. Os pesquisadores apontam que, muito embora a predominância de estudos concernentes a essa abordagem seja em língua inglesa, fato justificado inclusive historicamente, houve um certo crescimento do ensino de espanhol para fins específicos. Entretanto, os entrevistados destacam que não apenas os estudos anglo-saxônicos balizam a evolução desse campo de estudo, mas também os hispanos e os franceses reforçam o rol de pesquisas na área. No que diz respeito às correntes teóricas, uma vez que o ensino de línguas para fins específicos dialoga com várias áreas acadêmicas e profissionais, ele se serve das teorias subjacentes ao ensino dentro desses contextos. Os entrevistados veem como positivo o crescimento do ensino de línguas para a área da hospitalidade e que uma política linguística mais eficaz facilitaria esse processo.
Palavras-chave: Ensino de Línguas; Línguas para Fins Específicos, Brasil.

Biografia do Autor

Glauber LIMA MOREIRA , Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar

Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2009). Doutorado em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (UPF) em 2018 com título reconhecido na área de Letras e Linguística - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-doutorado realizado junto ao Grupo de Pesquisa Seminario de Lexicografía Hispánica, Departamento de Filología Española, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad de Jaén (Espanha), sob a tutoria da Profa. Dra María Águeda Moreno Moreno. É professor de espanhol do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Ensino de espanhol como língua estrangeira, Ensino de espanhol para fins específicos, Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.

Diego Napoleão Viana AZEVEDO, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Adjunto do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor e Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche na Universitat Pompeu Fabra (UPF) (Espanha). Especialista em Tradução de Inglês pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Licenciado em Letras-Inglês também pela UFSC e Tecnólogo em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com um período sanduíche no Hillsborough Community College (HCC) (EUA). Tem experiência na área de turismo, hotelaria, ensino de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), elaboração de vocabulários terminológicos, tradução e revisão de textos especializados no par linguístico inglês-português. Tem interesse em pesquisas no âmbito da Tradução de Textos Especializados, Terminologia, Terminografia, Lexicografia, Linguística de Corpus e Turismo.

Adriana da Rocha CARVALHO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2022). Professora do IFCE CAMPUS FORTALEZA. Atualmente é coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras no IFCE campus Fortaleza e Coordenadora Pedagógica do American Corner IFCE Fortaleza.

Antonio Ferreira da SILVA JÚNIOR, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor Titular de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Colégio de Aplicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras. Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado e Doutorado em Letras Neolatinas pela UFRJ. Estágio de Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUCSP) e em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP). Foi Supervisor do PIBID-Espanhol no CAp-UFRJ (2018-2020). Atuou como coordenador adjunto de Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Ensino Médio 2018 (Ministério da Educação). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar Latino-Americano (UFRJ-CNPq). Bolsista de produtividade acadêmica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ, Consórcio CEDERJ) desde 2015. Foi vice-Presidente (Gestão 2020-2022) e 2o Secretário (Gestão 2022-2024) da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH). Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de espanhol, formação de professores de Letras/ Espanhol nos Institutos Federais, narrativas docentes, pesquisa narrativa, ensino de espanhol nos Institutos Federais e ensino de espanhol para fins específicos. ORCID: 

Downloads

Publicado

2025-05-21