ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NO CONTEXTO BRASILEIRO:
ENTREVISTA COM ROBERTO MATOS PEREIRA E PEDRO PAULO NUNES DA SILVA
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2025.v31.n1.a3996Resumo
A entrevista com Roberto Matos Pereira e Pedro Paulo Nunes da Silva nos apresenta um valioso panorama do Ensino de Línguas para Fins Específicos no contexto brasileiro. Os pesquisadores apontam que, muito embora a predominância de estudos concernentes a essa abordagem seja em língua inglesa, fato justificado inclusive historicamente, houve um certo crescimento do ensino de espanhol para fins específicos. Entretanto, os entrevistados destacam que não apenas os estudos anglo-saxônicos balizam a evolução desse campo de estudo, mas também os hispanos e os franceses reforçam o rol de pesquisas na área. No que diz respeito às correntes teóricas, uma vez que o ensino de línguas para fins específicos dialoga com várias áreas acadêmicas e profissionais, ele se serve das teorias subjacentes ao ensino dentro desses contextos. Os entrevistados veem como positivo o crescimento do ensino de línguas para a área da hospitalidade e que uma política linguística mais eficaz facilitaria esse processo.
Palavras-chave: Ensino de Línguas; Línguas para Fins Específicos, Brasil.