https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/issue/feed Caminhos em Linguística Aplicada 2024-10-13T20:15:32-03:00 Eliana Vianna Brito Kozma eliana.brito@unitau.br Open Journal Systems <p>A Revista Caminhos em Linguistica Aplicada é uma publicação <em>on-line</em>, semestral, do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté - UNITAU. Seu objetivo é a divulgação de trabalhos científicos (artigos e resenhas), produzidos por mestres e doutores sobre temas da área, como: Linguagem e Gêneros Discursivos, Aprendizagem e Ensino de Línguas, Formação do Professor, Análise do Discurso, Análise Crítica do Discurso, Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino, Linguagens Midiáticas e Multi-modais, Discurso e Identidade, entre outros que também se relacionam com a aprendizagem e o ensino de línguas. Com isso, pretende atuar tanto no fortalecimento dos estudos, quanto na verticalização das discussões na área.</p> https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3463 A criação, implementação e análise de uma WebQuest para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola na Educação Básica 2023-07-25T15:48:01-03:00 Bruno Ramires ZILLI brzilli@yahoo.com.br Marcus Vinícius Liessem FONTANA marcusfontana2011@gmail.com <p>A WebQuest (WQ) consiste em uma metodologia de cunho investigativo, cujo objetivo é transformar informações coletadas na internet em conhecimento, por meio de tarefas a serem realizadas. Assim, objetivamos neste trabalho demonstrar como foi criada, implementada e analisada uma WQ para o ensino e a aprendizagem de Língua Espanhola como Língua Adicional no contexto da Educação Básica. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Santana do Livramento – Rio Grande do Sul, a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa-ação (TRIPP, 2015) e, para coleta de dados, utilizamos questionários e notas de campo. Além disso, para embasar a pesquisa, partimos das concepções de WQ de Dodge (1995) e Barato (2004), bem como das ideias da Pedagogia de Projetos (PP) de Leite (1996) e a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1970). Dessa maneira, pudemos observar que a metodologia contribuiu de maneira significativa nas aulas, não só ao promover o engajamento por parte dos alunos, mas também a aprendizagem da língua e discussões pertinentes ao tema trabalhado.</p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> WebQuest. Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola. Língua Adicional. Educação Básica.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3518 A abordagem dada ao yeísmo/ elleísmo nos livros didáticos de espanhol selecionados pelo PNLD 2017 2022-12-05T20:05:35-03:00 Valdecy Oliveira PONTES valdecy.pontes@ufc.br Fernanda Almeida FREITAS pluralizado@hotmail.com <p>O principal objetivo desta investigação é refletir sobre a abordagem dos fenómenos variáveis da língua espanhola <em>yeísmo </em>e <em>elleísmo</em>. Os objetivos específicos são: descrever e analisar o tratamento dado aos fenómenos do <em>yeísmo</em> e <em>elleísmo</em> nas atividades de compreensão e produção oral e nas orientações teórico-metodológicas presentes no guia didático dos manuais. Para tal, analisamos as seguintes questões: a) como são apresentados os fenómenos de <em>yeísmo</em> e <em>elleísmo </em>nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2017?; b) na abordagem dos fenómenos do <em>yeísmo</em> e do <em>elleísmo</em> nas atividades de compreensão auditiva e de produção oral, há exemplos concretos de variação retirados de géneros orais autênticos?; c) quando se trata de <em>yeísmo </em>e <em>elleísmo</em>, os autores de livros didáticos os relacionam as diferentes zonas dialetais do espanhol? d) os guias didáticos incluem informações e/ou sugestões de livros/ sites sobre os fenómenos de <em>yeísmo </em>e <em>elleísmo</em>? Na nossa análise, procuramos a base teórica para definir os fenómenos estudados nas obras de Quilis (1997); Guitart (2004), <em>Autor X</em> (2014) e Moreno-Fernández (2004). Os resultados mostram que as coleções <em>Entre Líneas, Por el mundo en español</em> e <em>Cercanía</em> &nbsp;&nbsp;abordaram o fenómeno do <em>yeísmo,</em> a partir de géneros orais autênticos. No entanto, as explicações das áreas dialetais, em que o fenómeno analisado ocorre, são genéricas. Quanto ao <em>elleísmo</em>, as coleções não abordam o tema e, também, não há menção aos fenómenos nos&nbsp; guias didáticos.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3628 A tecnologia no ensino de línguas estrangeiras para a área de secretariado no Brasil 2023-04-18T19:21:27-03:00 Eduardo Cesar Pereira SOUZA eduardo.c.souza@unesp.br Odair Luiz NADIN odair.nadin@unesp.br <p class="CLAResumoTexto"><span lang="PT-BR">Objetiva-se, neste trabalho, apresentar uma revisão sistemática da literatura em torno da temática da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras para a área de Secretariado no Brasil. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, realizou-se um estudo de revisão da literatura no portal/base de dados Google Scholar, tendo como resultado 142 documentos. Desse total, 136 foram excluídos por não manterem coerência com a proposta desta pesquisa ou não estarem disponíveis em formato digital. Dessa maneira, a revisão final contemplou um total de 6 trabalhos, sendo quatro artigos, uma dissertação de mestrado e um Trabalho de Conclusão de Curso. Em suma, foi possível perceber que o tema das tecnologias para o ensino de línguas estrangeiras no Secretariado ainda tem sido pouco explorado pelos pesquisadores da área, haja vista que não se conseguiu mapear quantidade significativa de estudos sobre o tema entre 2011 e 2021 na base de dados selecionada. </span></p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3753 A diversidade étnico-racial e linguística na formação inicial de professores de Espanhol como língua estrangeira 2024-07-09T11:15:19-03:00 Valdecy Oliveira PONTES valdecy.pontes@ufc.br Bernadete Souza PORTO pluralizado@hotmail.com Maria Valdênia Falcão do NASCIMENTO pluralizado@hotmail.com <p>Este artigo tem como objetivo discutir a diversidade étnico-racial e linguística na formação inicial de professores de espanhol de uma universidade pública brasileira. Assim, optamos por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, e de análise documental, com ênfase em análise de conteúdo. A apreciação será realizada conforme Gil (2010), tendo como <em>corpus o</em> Projeto Político Pedagógico, a matriz curricular e os programas de disciplina do curso de Letras Espanhol, da instituição escolhida. Para o desenvolvimento desta pesquisa, basear-nos-emos nas proposições e reflexões teórico-analíticas dos seguintes autores: Beck (2003), Gil (2020), Silva (2020), Autor (2013), Autor (2016) e Jesus (2008). Os resultados apontam que a diversidade étnico-racial está contemplada, de forma fragmentada e disciplinar, principalmente nos componentes obrigatórios da área de Literatura.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3763 Adaptação de material didático por professores de Inglês em formação inicial: 2024-05-26T18:59:10-03:00 Rivaldo Ferreira da SILVA rrivaldoferreira17cl@gmail.com Fábio Marques de SOUZA fabiohispanista@servidor.uepb.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa visa investigar como se dá o processo de produção e adaptação de materiais didáticos para contextos digitais-analógicos considerando a ideia de </span><em><span style="font-weight: 400;">available designs, designing e redesign. </span></em><span style="font-weight: 400;">Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativista, de objetivos exploratórios e de procedimentos de pesquisa ação/participante. Como </span><em><span style="font-weight: 400;">corpus </span></em><span style="font-weight: 400;">da pesquisa tem-se 2 Protótipos de Ensino, bem como seus respectivos comentários reflexivos. Para embasar este estudo, nos respaldamos discussões acerca das Tecnologias e recursos digitais aplicados ao ensino de línguas (ABERTIN; LARRÉ, 2020; MEISTER,</span><em><span style="font-weight: 400;"> et al.,</span></em><span style="font-weight: 400;"> 2020), da Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020); CAZDEN, </span><em><span style="font-weight: 400;">et al.,</span></em><span style="font-weight: 400;"> 1996, 2021). E por fim, tecemos reflexões acerca dos Materiais Didáticos e Protótipos de Ensino (ROJO, 2013; LEFFA; COSTA; BELIVÁQUA, 2019, 2013). Como resultado, obteve-se que adaptar MDs para contextos de poucos recursos digitais é uma prática que cria possibilidades.&nbsp;</span></p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3829 Ensino de leitura crítica em Língua Inglesa no Ensino Médio: 2024-05-26T20:00:28-03:00 Maria Elízia Cavalcante COSTA eliziaccavalcante@gmail.com Robson Henrique Antunes de OLIVEIRA robson.henriq@hotmail.com <p>Este trabalho objetiva investigar o ensino de Língua Inglesa em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública do município de Pau dos Ferros – RN, mais diretamente o ensino de leitura, com ênfase no processo de construção dos sentidos, refletindo sobre como a abordagem empregada se materializa em uma concepção voltada para uma aula como um processo crítico. Nesse sentido, fundamentamo-nos teoricamente pelos estudos de Kato (1985), Fairclough (1995), Moita Lopes (1996), Kleiman (2007), Coracini (2010, 2012), Orlandi (2003, 2012), Menezes de Souza (2010), Duboc (2012) e Ribeiro (2018). Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa, com procedimento de análise descritivo e interpretativista. Os resultados revelam que as aulas de leitura não proporcionaram a reflexão crítica para os alunos, pois o professor persiste em abordagens que evidenciam questões mais superficiais como a codificação e a decodificação do texto. Concluímos que seria mais interessante e pertinente, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, que o ensino de leitura em língua inglesa estivesse ligado aos contextos socioculturais dos alunos, já que as práticas de leitura, em sociedade, requerem, uma análise mais intensa e mais detalhada dos sentidos.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3509 Entre o capital e a vida: 2024-07-14T18:38:54-03:00 Ivonildo da Silva REIS ivonildo.reis@aluno.uece.br Dina Maria Machado Andrea Martins FERREIRA dinaferreira@terra.br <p>Em 4 de Março de 2021, o presidente da República brasileira, Jair Messias Bolsonaro, em notícia veiculada pelo portal de notícias <em>G1.com</em>, ao criticar medidas restritivas de circulação de pessoas em meio à pandemia de COVID-19, pronunciou: “Chega de frescura, de “mimimi”. Vão ficar chorando até quando?” (MARTINS, 2021). Tendo esse enunciado como material de análise, este artigo adota um percurso teórico-metodológico baseado na Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001) e sua relação com a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2004), no que tange à metafunção ideacional, com o objetivo de compreender como tal enunciado contextualiza a ideologia capitalista, colocando a vida humana subordinada à produção econômica, aquilo que Mbembe (2018) classifica como necropolítica. Compreendemos que a construção da realidade social por meio do texto oral do presidente, enquanto materialidade discursiva, recria operações e estratégias ideológicas (THOMPSON, 2011) que sustentam o poder (FOUCAULT, 1979).</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Pandemia. Poder. Transitividade. Metafunção ideacional.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3762 Mulher trans negra, política e discurso jornalístico: 2024-02-13T09:25:31-03:00 Geovane Pereira da SILVA geovane@ufpi.edu.br <p>A proposta deste estudo se dá na intersecção entre política e discurso jornalístico. Um acontecimento histórico aconteceu no primeiro turno do pleito eleitoral brasileiro em 02 de outubro de 2022:&nbsp; Erika Santos Silva, conhecida como Erika Hilton, mulher trans, negra e ativista dos Direitos Humanos, foi eleita ao cargo de Deputada Federal por São Paulo com 256.903 votos, tornando-se a primeira mulher trans a alcançar esse feito. Assim, o objetivo desta pesquisa visou analisar como os discursos jornalísticos representaram o acontecimento aqui exposto. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, sendo escolhidas três notícias como corpus de análise. Como resultados, identificamos discursos que construíram narratividades de protagonismo e legitimidade sobre Erika Hilton como sujeito social e político, dando ênfase à trajetória de vida, de modo que a mesma é representada discursivamente de maneira interseccional, sobretudo por meio de elementos intertextuais.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3774 O discurso e a prática das inovações científicas: 2024-01-24T18:34:47-03:00 Miriam Bauab PUZZO puzzo@uol.com.br <p>O desenvolvimento da ciência no campo da medicina experimental é assunto bastante polêmico e tem motivado discursos argumentativos muito impactantes. Sendo assim, o objetivo desta comunicação é demonstrar os argumentos que iluminam um artigo de divulgação científica com o intuito de esclarecer as pesquisas genéticas que se tornam atrativas ao público. Para discutir essa questão foi selecionado o artigo “Bebês a la carte”, de Sergio Danilo Pena, publicado na revista <em>Deriva Genética</em>, Ciência Hoje em 08/12/2006. A teoria que fundamenta a análise argumentativa é a teoria dialógica da linguagem na perspectiva de Bakhtin ([1920-24] 2010), a responsabilidade ética dos atores sociais na difusão das pesquisas e em sua aplicação, assim como na responsabilidade autoral em sua divulgação.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3618 O que é ser pai para você? 2023-04-18T19:43:12-03:00 Rafael MACHADO r.machado1@yahoo.com <p>Os padrões comportamentais associados ao masculino e ao feminino variam entre os diferentes momentos históricos. Essas diversas formas de conceber o que é socialmente atribuído às masculinidades e feminilidades subsidiam a compreensão das discussões atuais sobre a atribuição de papéis sociais aos sujeitos. Nesse contexto, este trabalho, recorte de uma pesquisa de doutorado em Letras, discute as construções discursivas associadas ao masculino na contemporaneidade. A partir da compreensão de gênero, conforme Giddens (2005), relacionado às diferenças psicológicas, sociais e culturais atribuídas ao masculino e ao feminino, isto é, gênero como construção social, discute-se as ressignificações possíveis dos papéis atribuídos aos homens em relação à paternidade a partir da leitura de um discurso publicado na mídia: o artigo “O que é ser pai para você?”, publicado na coluna “Conversa de homem”, na versão digital da revista Pais &amp; Filhos, em 20 de junho de 2021. O texto selecionado foi analisado à luz da teoria semiótica de linha francesa, fundada por Greimas. Por meio do percurso gerativo do sentido, em que são estabelecidas três etapas: o nível fundamental, o nível narrativo e o nível discursivo, a análise busca explicar o que diz e como o texto faz para dizer o que significa a paternidade na contemporaneidade.&nbsp;</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3743 Exotopia em ação: 2024-05-26T10:28:34-03:00 Raimundo Nonato MOURA FURTADO nonatoespa@gmail.com <p>Este artigo fundamenta-se nos preceitos da Teoria Dialógica do Discurso (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 1992), e tem como objetivo principal analisar as formas de participação do 'outro', empregando a categoria de exotopia, no processo de negociação de sentidos durante a produção textual em grupos de aprendizagem cooperativa (OVEJERO, 1990; 2018; JOHNSON; JOHNSON, 1999a). Sob a perspectiva da exotopia, apenas o 'outro', situado fora do eu, é capaz de fornecer uma representação completa de mim. Este estudo examina as relações exotópicas manifestadas em um gênero discursivo proveniente do processo de produção textual cooperativa: os comentários de revisão. Utilizamos o método da cartografia, fundamentado principalmente na filosofia de Deleuze e Guattari (1995), o qual tem sido consistentemente aplicado em pesquisas empíricas focadas no estudo da subjetividade (ESCÓSSIA; KASTRUP; PASSOS, 2009; KIRST <em>et al.</em>, 2003). De acordo com seu delineamento, este estudo adotou o método de pesquisa-intervenção. Observou-se que a atividade de produção textual cooperativa amplifica a exotopia, facilitando um espectro mais amplo de perspectivas originárias de um posicionamento externo.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Palavras-Chave</strong><strong>:</strong> Produção textual; Exotopia; Aprendizagem cooperativa; Cartografia; Pesquisa-intervenção.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3513 Gêneros do discurso, multiletramentos e análise linguística no ensino de português: 2024-03-05T22:00:42-03:00 Pedro Henrique de Oliveira SIMÕES pedrohenrisimoes@gmail.com <p>O objetivo desse artigo é situar o trabalho pedagógico com análise linguística no ensino de português como uma prática de reflexão sobre os recursos estilísticos mobilizados pelos sujeitos na concretização de projetos de dizer em gêneros do discurso e em práticas de letramentos. Assumimos o posicionamento de que a análise linguística deve contribuir com a sofisticação do olhar dos sujeitos sobre os enunciados, no movimento de interação com os saberes escolares (gramaticais, textuais e discursivos), para fins de construção de réplicas apreciativas/querer-dizer em face das questões éticas, estéticas e políticas inscritas nas diferentes práticas de (multi)letramentos. Defendemos, ainda, uma perspectiva enunciativo-discursiva de trabalho com gêneros, à luz do pensamento bakhtiniano (BAKHTIN, 2003).</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3754 Instrumento de mediação pedagógica e acoplamento tecnológico: 2024-07-26T17:43:39-03:00 Diego SATYRO diegosatyro@bol.com.br Maximina Maria FREIRE mmfreire@pucsp.br <p>O objetivo deste artigo é identificar, por meio de pesquisa bibliográfica, e interpretar, à luz da epistemologia complexa e da transdisciplinaridade, as conotações atribuídas ao termo tecnologias digitais nos campos da Linguística Aplicada e Educação. A investigação e discussão realizadas revelam a emergência de representações significativas na literatura dessas áreas, reificadas metaforicamente como <em>instrumento</em> de mediação pedagógica e <em>acoplamento tecnológico</em>, bem como sugerem um questionamento sobre a abrangência e pertinência de cada representação. Levando em conta nosso objetivo e a indagação dele decorrente, refletimos sobre as representações sinalizadas, de forma contrastiva, conjecturando sobre implicações e repercussões teóricas envolvidas na escolha de uma nomeação específica.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3802 Novas práticas de linguagem no trabalho docente: 2024-07-19T20:30:48-03:00 Rosália Maria Netto PRADOS rosalia.prados@gmail.com Rodrigo Avella RAMIREZ roram1000@hotmail.com Fernanda CASTILHO fernanda.castilho@cpspos.sp.gov.br Denise Maria MARTINS denise.martins@cpspos.sp.gov.br <p>Este artigo trata de um estudo sobre tecnologias e novas práticas de linguagens na comunicação docente. O interesse neste tema é relevante, pois as tecnologias digitais se estenderam a várias tarefas humanas atualmente e estão também no processo de ensino e aprendizagem. Esta discussão fundamenta-se em estudos da linguagem, Multilinguagens e Educomunicação, além de contribuições teóricas sobre a educação profissional. Este trabalho tem como objetivos, discutir o papel das tecnologias digitais no processo de comunicação docente; e descrever novas práticas de linguagem e multilinguagens no processo de ensino e aprendizagem na educação profissional. A metodologia adotada nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, trata da descrição e análise das multilinguagens de uma atividade proposta, durante o período de desenvolvimento de estudos sobre formação docente, educação profissional e tecnológica em um curso sobre Linguagem e práticas em educação profissional, em um programa de mestrado profissional. Verificou-se que, segundo o docente, no processo de ensino e aprendizagem, são geradas novas práticas e saberes decorrentes da aplicação das novas tecnologias.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3575 Pontes culturais: 2024-07-19T19:05:36-03:00 Tatiani Daiana de NOVAES tatiani.novaes@ifrn.edu.br Bruno Rafael Costa Venâncio da SILVA bruno.venancio@ifrn.edu.br <p>Este artigo teve como questão central a reflexão: Quais foram as pontes culturais construídas durante o projeto de extensão intitulado “Parceiro linguístico: Conversação e Mediação Intercultural em Português Brasileiro para Estrangeiros”, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Natal Cidade Alta? O objetivo foi: a partir dos enunciados materializados nos diários de bordo dos estrangeiros e dos estudantes bolsistas participantes do projeto de extensão, analisar os sentidos valorados que contribuem para compreender as pontes culturais construídas durante a execução do projeto. Para analisar os sentidos valorados nos diários de bordo, se fez necessário: a) Descrever os processos de enunciação dos diários de bordo dos estrangeiros e dos estudantes brasileiros. b) Identificar as materialidades discursivas valorativas que contribuam para compreender as pontes culturais construídas no projeto de extensão. A análise levou em consideração as concepções teóricas e metodológicas do Círculo de Bakhtin. Percebe-se que o projeto de extensão cumpre o papel de fomentar uma educação vinculada à diversidade sociocultural e o intercâmbio acadêmico, dando visibilidade internacional ao Instituto Federal.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3828 As intrínsecas relações entre o aprendizado dos conteúdos escolares e o desenvolvimento de aspectos socioafetivos dos educandos 2024-05-26T19:46:28-03:00 Elisabeth Ramos da SILVA lis.ramos@uol.com.br Maria José Milharezi ABUD m.jose.abud@uol.com.br Maria de Lourdes Ramos da SILVA mlramos@usp.br <p>Este texto apresenta esclarecimentos sobre as intrínsecas relações entre o aprendizado dos conteúdos escolares e o desenvolvimento de aspectos socioafetivos dos educandos. A reflexão sobre tais relações faz-se necessária porque há educadores que divorciam as atividades concernentes ao ensino dos conteúdos das atividades destinadas aos aspectos socioafetivos, como a resolução de conflitos, o desenvolvimento de valores, entre outros. Por suporem que as atividades têm objetivos distintos, tais docentes sentem que devem priorizar a dimensão socioafetiva do ensino, relegando para segundo plano o ensino dos conteúdos culturais da disciplina. Tal crença denota que tais educadores não acreditam nas interdependências entre os aspectos cognitivos e os aspectos afetivos na psiquê humana. Nesse sentido, é preciso esclarecer que os conteúdos disciplinares aprendidos na escola, aqui entendidos segundo a perspectiva de Vigotsky acerca do desenvolvimento dos conceitos científicos, são de vital importância para o desenvolvimento dos aspectos socioafetivos, uma vez que promovem a formação da consciência.&nbsp; Assim, o objetivo deste texto é evidenciar, segundo as concepções de Vigotsky, Moreno, Sastre, entre outros, como o ensino de conteúdos pode conjuntamente promover o desenvolvimento dos aspectos socioafetivos, incluindo aqui os aspectos axiológicos. Para tanto, serão abordados alguns pressupostos vigotskianos, tais como o processo de formação de conceitos, o processo de internalização, o conceito de <em>perezhivanie</em>, entre outros, que esclarecem nossa compreensão sobre a formação da consciência humana e como a escola pode contribuir para o desenvolvimento integral do aluno quando o professor proporciona, de forma adequada, a aprendizagem dos conteúdos.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3790 A compreensão na avaliação da linguagem: 2024-02-18T18:25:59-03:00 Ana Paula de Oliveira SANTANA anaposantana@gmail.com Rita de Cassia Fernandes SIGNOR ritasignor@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é, a partir da perspectiva sociocultural, analisar o conceito de compreensão que fundamenta os testes de avaliação da linguagem oral. Para levantamento dos principais testes padronizados usados no contexto brasileiro, foi realizada uma busca por pesquisas científicas nas bases de dados Medline, Scielo e Scopus. Os resultados revelam que os testes-padrão se baseiam sobremaneira em tarefas de identificação de vocábulos, avaliação de vocabulário por meio de listas de figuras, compreensão de sentenças e respostas à evocação de comandos. Conclui-se que se compreender é opor à palavra do outro uma contrapalavra, conforme Bakhtin, os testes analisados apresentam uma visão estrutural e estática da língua; isto é, não avaliam a linguagem enquanto fenômeno complexo, flexível e multifacetado.</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3897 EXPEDIENTE - vol 30, nº 4 2024-10-09T17:42:46-03:00 <p>Expediente </p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3896 EDITORIAL - vol 30, nº 4 2024-10-09T17:41:20-03:00 Eliana Vianna Brito Kozma eliana.brito@unitau.br <p>EDITORIAL - vol 30, nº 4</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3895 SUMÁRIO - vol 30, nº 4 2024-10-09T17:39:56-03:00 <p>SUMÁRIO - vol 30, nº 4</p> 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3688 Análise de Discurso Crítica: 2024-02-16T09:53:43-03:00 Débora Brenda Teixeira SILVA deborateix94@gmail.com 2024-10-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caminhos em Linguística Aplicada