Restauração transcirúrgica de pré-molar com lesão extensa idiopática: relato de caso
Resumo
O objetivo deste artigo foi descrever um relato de caso de restauração transcirúrgica de extensa lesão de origem idiopática em pré-molar com invasão do espaço biológico. A paciente apresentava extensa lesão envolvendo as faces vestibular e proximais de pré-molar. Clinicamente observou-se a presença de dentina esclerosada e lesão que se estendia subgengivalmente. O paciente relatou que a lesão iniciou a menos de seis meses e nenhum dado da anamnese pode ser relacionado à progressão da lesão. Após anestesia, foi realizada incisão e rebatimento do retalho, sendo observado que a margem da lesão encontrava-se a menos de três mm da crista óssea alveolar. A osteotomia foi realizada seguida do posicionamento do isolamento absoluto. A restauração em resina composta foi realizada através da técnica incremental. Findada a restauração, o isolamento foi removido, realizou-se a sutura e o ajuste oclusal. Após uma semana, foi realizado o polimento da restauração. Nesse momento, o tecido gengival encontrava-se com coloração, textura e contorno normais. A abordagem multidisciplinar é de grande importância para o sucesso restaurador, sendo o aumento de coroa clínica muitas vezes necessária para possibilitar uma adequada restauração.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.