Presença de cepas de máxima e mínima leucotoxidade de Aggregatibacter actinomycetemcomitans de acordo com o diagnóstico periodontal, idade e gênero
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a presença e distribuição de cepas de máxima e mínima leucotoxidade de A. actinomycetemcomitans em relação ao perfil periodontal, idade e gênero de uma população de moradores do Estado de São Paulo. Foram incluídos no presente estudo 100 indivíduos com amostras positivas de A. actinomycetemcomitans com diagnótico de Periodontite Estabelecida (PE) 1, 2 ou 3 ou Periodontite Agressiva (PA). Após anamnese, exames clínicos, incluindo mensuração de Profundidade de Sondagem, Nível Clínico de Inserção, Índices de Placa e Gengival, além de amostras microbianas subgengivais foram coletados de toda população estudada. Estatisticamente foi utilizado o teste qui-quadrado para avaliar a distribuição da frequência de A. actinomycetemcomitans de máxima/mínima leucotoxidade pelas variáveis diagnóstico, gênero e idade. Dos 100 indivíduos, 49 receberam o diagnóstico de PE1, 16 de PE2, 15 de PE3 e 20 de PA. A. actinomycetemcomitans de mínima leucotoxicidade foi estatisticamente maior em todos os indivíduos independentemente do diagnóstico clínico, da idade e do gênero. Diante dos resultados do presente estudo, podemos concluir que na população estudada os fatores diagnóstico periodontal, idade e gênero estiveram associados à expressão de A. actinomycetemcomitans somente de mínima leucotoxicidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.