Calculando honorários odontológicos
Resumo
O consultório odontológico é uma empresa que, assim como qualquer outra, tem seus gastos fixos, variáveis, além de constantes investimentos. Portanto, para lograr êxito nos aspectos administrativos, é indispensável ao profissional o conhecimento do cálculo de seus honorários. O objetivo da pesquisa foi avaliar o conhecimento dos cirurgiões-dentistas do município de Jequié-BA, no que se refere aos métodos utilizados para o cálculo dos custos operacionais, baseando-se nos critérios éticos e administrativos. Foi aplicado um questionário com quatro perguntas para trinta e nove profissionais de um universo de sessenta cirurgiões-dentistas atuantes no município de Jequié-Ba e inscritos no Conselho Regional de Odontologia da Bahia. Após a tabulação dos dados da pesquisa, verificou-se que 46,15% estão satisfeitos com sua renda mensal; 30,77% sabem quanto custa sua hora clínica; 48,72% calculam seus honorários. Quanto ao método usado no cálculo dos honorários, 47,06% calculam baseados no faturamento, considerando as despesas fixas, variáveis e o tempo de trabalho, 29,42% utilizam tabelas disponíveis pela CRO/ABO, planos odontológicos ou pela própria clinica, 11,76% não utilizavam nenhum método de cálculo, 5,88% não sabiam como calcular, 5,88% utilizavam métodos e bases digitais, e 56,41% não responderam. Boa parte dos cirurgiões-dentistas no município de Jequié-BA inscritos no CRO-BA, ao abrirem seus consultórios, ou mesmo após anos de trabalho, não sabem estabelecer seus preços adequadamente, assim como calcular sua hora clínica, demonstrando pouco conhecimento ético e administrativo acerca do cálculo de honorários.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.