Ameloblastoma em crianças e adolescentes: revisão da literatura
Resumo
O ameloblastoma é um processo patológico que pode trazer consequências graves para a saúde bucal, logo, se faz necessário à realização de um diagnóstico precoce e a instituição de tratamento adequado, de acordo com as características da lesão, como forma de determinação de um bom prognóstico. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi rever a literatura sobre o tema enfocando a sua ocorrência em crianças e adolescentes. Verificou-se que, apesar do número de casos de ameloblastoma nestes grupos não serem tão expressivos, é de suma importância o cirurgião-dentista conhecer as características clínicas desta patologia, visto que muitas vezes o ameloblastoma apresentará diagnóstico tardio em decorrência da sua pobre sintomatologia, portanto, um diagnóstico precoce e um tratamento adequado impedirão a possibilidade de progressão, complicação e recidiva de um processo patológico que pode interferir não só na qualidade de saúde bucal, mas sim na condição de saúde geral deste paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.